Leonardo Zucuni Furlan
26 de Outubro de 2025
Atualizado às 21:00
Com o avanço de uma frente fria pelo oceano e a atuação de uma área de baixa pressão na altura do Paraguai, o tempo seguiu instável no estado durante a tarde, com chuva de fraca intensidade em porções mais ao norte, centro e leste, enquanto no sudoeste, centro-sul e extremo oeste, pancadas de chuva com algumas trovoadas eram registradas devido à maior elevação de temperatura e a umidade presente na coluna atmosférica. Chuvas em geral, de forma bastante irregular, que até chegaram atingir a capital paranaense, mas com fraca intensidade (chuvisco) no meio da tarde.
Com maior cobertura de nuvens, as temperaturas pouco se elevaram no Paraná, excetuando as extremidades, como as regiões de São Miguel do Iguaçu, Capanema, Joaquim Távora e Guaraqueçaba, onde as máximas ficaram na faixa dos 28 a 30 °C. No momento, pancadas de chuva muito localizadas ocorrem no interior, enquanto no norte pioneiro, Campos Gerais e faixa leste (RMC/litoral) registram chuva fraca.
Júlia Crepaldi Munhoz
26 de Outubro de 2025
Atualizado às 15:22
No território paranaense há presença de chuva estratiforme de fraca intensidade, especialmente entre o Noroeste, Campos Gerais e a RMC. Já entre o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, observa-se a formação de núcleos isolados de chuva, mas até o momento sem ocorrência de descargas atmosféricas em todo o estado e nem rajadas de vento significativas.
Em contrapartida, nesta tarde de domingo, o furacão Melissa está próximo do sudeste da Jamaica, com pressão central de cerca de 953 hPa e ventos sustentados em torno de 220 km/h, o que o mantém como um furacão de categoria 4, demonstrado na imagem a seguir, extraída do satélite GOES-19.
Um furacão é um tipo de ciclone tropical, sistema atmosférico de baixa pressão que se forma sobre águas oceânicas quentes (acima de 26,5 °C). Ele é sustentado pela liberação de calor durante a condensação do vapor d’água, o que intensifica a circulação do ar ao redor do centro. Os ventos giram em torno desse núcleo e, quando atingem velocidades acima de 119 km/h, o sistema é classificado como furacão. No meio do sistema localiza-se o olho do furacão, uma região de calmaria relativa, com ventos fracos e céu parcialmente limpo,
Atualmente, o sistema se desloca em direção ao nordeste, atingindo primeiramente a Jamaica e seguindo em direção ao leste de Cuba entre este domingo e a quarta-feira, ainda com forte intensidade.
Júlia Crepaldi Munhoz
26 de Outubro de 2025
Atualizado às 12:21
Ao longo da madrugada e da manhã de domingo, as chuvas ocorreram principalmente na metade oeste do Paraná, como é possível observar nos acumulados de precipitação apresentados na imagem a seguir, que indicam os maiores volumes nesta porção do estado. No decorrer da manhã, as instabilidades avançaram em direção ao leste do estado, atingindo os Campos Gerais, o Sudeste, o Norte e o Leste. No entanto, a precipitação foi perdendo intensidade à medida que se deslocava para essa direção. Até as 11h45, o maior acumulado de chuva foi registrado no município de Campo Mourão, com 51,0 mm.
Fernando Mendonça Mendes
26 de Outubro de 2025
Atualizado às 05:56
Chove no Paraná, desde os setores mais a oeste até áreas centrais do estado. A faixa de instabilidade se estende de norte a sul, conforme mostra a imagem ao lado, com dados de radar meteorológico. As chuvas variam de fraca a moderada intensidade, com alguns núcleos mais fortes acompanhados de descargas atmosféricas.
Lizandro Jacóbsen
25 de Outubro de 2025
Atualizado às 23:29
Noite de tempo instável em várias cidades do sudoeste, oeste e noroeste do Paraná. Pancadas de chuva são registradas nessas áreas e continuam nas próximas horas, com destaque para a incidência de raios. Nas demais regiões do estado nenhuma alteração do tempo, segue mais abafado no setor norte e com tempo estável. Entre os Campos Gerais, a RMC e o Litoral com nebulosidade variável, porém sem chance de chuva.
Leonardo Zucuni Furlan
25 de Outubro de 2025
Atualizado às 18:48
Esta tarde de sábado foi de altas temperaturas em todo o estado do Paraná, com marcas ultrapassando os 30 °C em muitas regiões. Os maiores valores foram computados em Capanema (37,7 °C), Loanda (36,9 °C), Cidade Gaúcha (35,9 °C), Santa Helena (35,8 °C) e Planalto (35,4 °C). A nebulosidade alta também teve destaque ao longo do dia em função dos ventos em altos níveis que transportavam as nuvens do tipo "cirrus" da região de maior atividade convectiva (chuva e temporais) para o Paraná.
Da tarde para a noite as instabilidades retornaram ao estado, na fronteira com os países vizinhos, no extremo noroeste e também na faixa sudeste, divisa com Santa Catarina. Chuvas com raios e rajadas de vento pontuais avançam nessas regiões, de forma localizada, em virtude de uma nova frente fria que se desloca lentamente pelo oceano, na altura do Sul do Brasil, e também em função de uma área de baixa pressão no Paraguai. Nas próximas horas as pancadas de chuva se espalham nesses setores, podendo atingir a faixa central.
Júlia Crepaldi Munhoz
25 de Outubro de 2025
Atualizado às 12:53
Na imagem a seguir, nota-se a presença de nuvens organizadas em faixas paralelas, estendendo-se da Bolívia em direção ao sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai (destacadas pelas setas laranjas), alinhadas no sentido noroeste-sudeste. Essas formações indicam a atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN), um escoamento de ar quente e úmido que ocorre em torno de 850 hPa, aproximadamente entre 1,5 e 1,7 km acima do solo. Nesse caso, o jato está intensificado pela presença de um sistema de baixa pressão próximo a região Sul do Brasil (área da elipse tracejada em vermelho), que favorece o aumento do gradiente de pressão e, consequentemente, acelera o escoamento de norte. Esse vento mais forte e organizado em baixos níveis canaliza a umidade amazônica para o Centro-Sul da América do Sul, formando as típicas 'ruas de nuvens' que evidenciam o caminho do ar úmido em direção às áreas mais instáveis.
Fernando Mendonça Mendes
25 de Outubro de 2025
Atualizado às 02:45
Temperaturas mais elevadas são observadas na faixa oeste do Paraná, próximas de 27 °C, especialmente na região de Foz do Iguaçu. Também se nota o aumento da nebulosidade em níveis mais altos da atmosfera, associada às instabilidades que avançam desde a Argentina até o extremo sul do país.
Samuel Braun
24 de Outubro de 2025
Atualizado às 22:53
Noite de tempo estável no Paraná. Na maior parte do estado o céu encontra-se sem nebulosidade. Apenas em parte do Leste, entre a RMC e o Litoral, há algumas nuvens baixas e pontos com restrição de visibilidade (serra do Mar). No Oeste e Noroeste continua quente, com temperaturas acima dos 23°C em várias cidades.
Leonardo Zucuni Furlan
24 de Outubro de 2025
Atualizado às 19:23
Com a massa de ar frio perdendo intensidade sobre o Paraná, as temperaturas se elevam cada vez mais nas diversas regiões, com destaque para as faixas oeste, noroeste e norte, nas quais as máximas ultrapassaram os 30 °C. Capanema (34,8 °C), Loanda (33,8 °C), Santa Helena (33,8 °C), São Miguel do Iguaçu (33,1 °C) registraram as maiores marcas desta sexta-feira. Na faixa leste o cenário também é de elevação nos termômetros: Curitiba registrou 22,8 °C, com 1,2 °C a mais em relação a quinta-feira (23/10). Lapa anotou 22,0 °C na quinta, e 24,2 °C hoje durante a tarde (2,2 °C de elevação). Os ventos ainda persistem sobre o estado, elevando a sensação de frio na manhã e no período da noite na faixa leste e sul,e já mudam de direção no interior, passando a predominar do quadrante norte (em especial da direção nordeste), numa situação pré-frontal.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br