Leonardo Zucuni Furlan
29 de Abril de 2025
Atualizado às 17:59
Após um amanhecer muito gelado na porção centro-sul do Paraná, com mínimas abaixo dos 10 °C na maioria das cidades e até registro de geada em algumas localidades mais ao sul, a tarde foi de grande elevação nas temperaturas, trazendo até mesmo sensação de calor. Isso se deve pela presença de um sistema de alta pressão, que no momento se encontra com seu centro sobre o Rio Grande do Sul. Este sistema influencia na umidade relativa do ar, nebulosidade e consequentemente na temperatura. Na presença de um ar mais seco, de origem polar, o amanhecer é mais gelado devido à grande perda radiativa do solo para a atmosfera, juntamente com a ausência de nuvens. Na manutenção de um céu mais claro, as temperaturas acabam se elevando rapidamente, trazendo o chamado "Efeito Cebola". Faz-se essa analogia, pois tiramos "camadas" de roupas ao longo do dia, do frio ao calor. Cascavel, por exemplo, saiu de uma mínima de 7,1 °C no começo do dia, para uma máxima de 25,5 °C nesta tarde.
Júlia Crepaldi Munhoz
29 de Abril de 2025
Atualizado às 14:03
Hoje, pela primeira vez em 2025, foi registrada no Paraná a ocorrência de orvalho e geada. Mas, afinal, qual é a diferença entre esses dois fenômenos? Ambos são comuns sob condições de temperatura mínima baixa, céu predominantemente claro, ou seja, com pouca ou nenhuma nebulosidade, e vento fraco ou ausente. A principal diferença está na forma e nas condições em que a umidade do ar se deposita sobre as superfícies:
Orvalho: Forma-se quando a umidade relativa atinge o ponto de saturação e o vapor d’água se condensa em gotas líquidas sobre superfícies cuja temperatura está abaixo do ponto de orvalho, porém acima de 0 °C.
Geada: Ocorre quando a temperatura da superfície atinge 0 °C ou valores inferiores, levando à formação de cristais de gelo. Isso pode ocorrer por sublimação direta do vapor d’água ou, em alguns casos, por condensação seguida de congelamento.
Quando a geada é fraca, como no caso observado, a linha que separa os dois fenômenos se torna tênue, já que as condições termodinâmicas podem favorecer a ocorrência simultânea ou limítrofe de ambos.
Nas imagens a seguir, observa-se evidências da ocorrência de orvalho e geada nesta manhã no Paraná, com registros fotográficos realizados por observadores locais.
Júlia Crepaldi Munhoz
29 de Abril de 2025
Atualizado às 09:03
Nesta manhã, a menor temperatura foi registrada pela estação meteorológica do INMET, localizada em São Mateus do Sul, com 3,9 °C. De modo geral, as temperaturas mais baixas no território paranaense concentraram-se nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, com valores variando entre 4 °C e 7 °C. À medida que se avança em direção ao norte do estado, as temperaturas aumentaram gradualmente. As mínimas mais elevadas foram observadas no Norte Pioneiro e na faixa litorânea, com valores entre 17 °C e 18 °C. Na imagem a seguir, obtida pelo satélite GOES-19, observa-se a formação de nevoeiros delineando alguns canais hidrográficos que percorrem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, área destacada pela elipse preta.
Lizandro Jacóbsen
29 de Abril de 2025
Atualizado às 04:34
Madrugada de temperaturas mais baixas em vários setores do Paraná. O resfriamento é significativo e o declínio das temperaturas já começou na noite de ontem nas áreas mais ao sul e oeste do estado. Agora, já temos registro de valores um pouco abaixo dos 10°C em quase toda a "metade sul". Destaque para os baixos valores nos termômetros no Centro-Sul: 5°C. Nos Campos Gerais e na RMC o ar frio ainda não se estabeleceu em todas as cidades, mas, aos poucos, está diminuindo a temperatura. Hoje o resfriamento também não atinge de forma mais abrangente toda a faixa norte e o litoral, porém nos próximos dias também faz um pouco de frio. Até logo após do amanhecer as temperaturas continuam em declínio em muitos municípios, portanto as temperaturas apresentadas na figura, com dados das 04h, ainda não são os valores mínimos definitivos desta terça-feira.
Júlia Crepaldi Munhoz
28 de Abril de 2025
Atualizado às 15:05
Através da imagem a seguir, observa-se a saída de um modelo meteorológico que indica, no extremo sul do Paraná, a previsão de geada fraca na manhã de terça-feira (29/4/2025), representada pela cor verde. Para que o fenômeno da geada ocorra, é necessário que: i) a temperatura esteja igual ou inferior a 5 °C; ii) a umidade relativa do ar esteja baixa; e iii) o céu esteja aberto ou com cobertura de nuvens pouco densa. Como a imagem corresponde à saída bruta de um modelo numérico, é importante destacar que a ocorrência da geada pode não se restringir exatamente aos pontos sinalizados, podendo também abranger áreas adjacentes, conforme indicado pela elipse preta.
Reinaldo Olmar Kneib
28 de Abril de 2025
Atualizado às 10:12
Mais uma massa de ar frio e seco avança do sul da América do Sul sobre os estados da região Sul do Brasil. Neste momento o ar frio e seco já toma conta da metade sul do estado gaúcho como exibe a figura ao lado. Durante o dia os ventos que sopram de sul para norte vão transportar o frio até o Paraná, por isso a próxima madrugada será gelada desde o oeste até a Região Metropolitana de Curitiba. No setor norte, o ar frio não chegará com tanta força como nas demais áreas, mesmo assim a manhã será com temperaturas amenas e sensação de mais frio por causa do vento.
Paulo Ricardo Bardou Barbieri
28 de Abril de 2025
Atualizado às 04:20
Ao longo da madrugada, foram registradas pancadas de chuvas isoladas nas diversas regiões do estado. Porém, as chuvas mais significativas e acompanhadas de descargas elétricas foram registradas entre o noroeste e norte do estado. Nas demais regiões, incluindo Curitiba, as chuvas registradas foram de intensidades fracas a moderadas de de forma isoladas. O mapa mostra os acumulados de chuvas registrados pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet, até às 04h.
Samuel Braun
27 de Abril de 2025
Atualizado às 20:34
Continua com chuvas em vários setores do Paraná. Ao longo deste domingo choveu mais no noroeste, próximo a divisa com o Mato Grosso do Sul. Em Altônia o acumulado de precipitação já alcançou os 40 mm, por exemplo. Neste momento chove em algumas cidades do oeste, sudoeste e dos Campos Gerais, mas a precipitação é mais forte no noroeste do estado.
Fernando Mendonça Mendes
27 de Abril de 2025
Atualizado às 16:59
Há muita nebulosidade no Paraná e algumas chuvas, especialmente a partir do oeste do Estado. Nos setores mais ao sul, próximos à divisa com Santa Catarina, há áreas de chuva melhor distribuídas. No restante do Estado, os pontos onde chove apresentam precipitações de fraca a moderada intensidade.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br