Samuel Braun
09 de Novembro de 2025
Atualizado às 14:49
Tarde segue com presença de muitas nuvens no Leste do estado, entre a RMC e as praias. Na região da serra do Mar há registro de garoa. Temperaturas nestes setores variaram pouco durante o dia, com o vento aumentando a sensação de frio. No Oeste e Noroeste está mais quente, com temperaturas perto dos 28°C em várias cidades. Em Rio Bonito do Iguaçu o sol também predomina, com temperaturas perto dos 24°C no momento. Tendência do tempo se manter estável nos próximos dias no município, sem chuvas previstas (condição para alguma precipitação a partir da quarta-feira).
Samuel Braun
09 de Novembro de 2025
Atualizado às 10:55
Manhã deste domingo com presença de muita nebulosidade entre os Campos Gerais, RMC e o Litoral do Paraná. Vento próximo a superfície transporta umidade do oceano, afetando diretamente estas regiões. Em algumas cidades há registro de garoa. No Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste e o Norte do estado o sol predomina, com rajadas de vento moderadas (perto dos 45 km/h) no Norte Pioneiro. A menor temperatura de hoje ocorreu em Palmas e Clevelândia, com 9,4°C.
Leonardo Zucuni Furlan
09 de Novembro de 2025
Atualizado às 05:52
Amanhecer deste domingo é marcado por queda nas temperaturas em todas as regiões paranaenses, com valores abaixo dos 20 °C no litoral, ao redor dos 15 °C em porções do norte e noroeste, enquanto nos demais setores as temperaturas mínimas registradas se encontram na faixa entre 10-12 °C. Cenário esse reflexo do ingresso de uma massa de ar mais frio e um pouco mais seco que avançou na retaguarda da frente fria que favoreceu a ocorrência de chuvas e tempestades severas entre a sexta-feira e o sábado. Com a circulação marítima, os setores mais a leste observam aumento de nuvens com ventos do quadrante leste, com destaque para a RMC e o litoral.
Júlia Crepaldi Munhoz
09 de Novembro de 2025
Atualizado às 00:18
Nesta noite, o Paraná registra as menores temperaturas do período noturno em comparação aos dias anteriores desta semana, com valores abaixo dos 20,0 °C em todo o estado. Nas regiões Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e RMC, alguns municípios já apresentam temperaturas abaixo de 14,0 °C, sendo a menor registrada pela estação meteorológica de Palmas, com 11,5 °C. Este declínio térmico em relação às noites anteriores é consequência da passagem de um ciclone extratropical próximo à costa, que, ao se deslocar, trouxe consigo um ramo de frente fria. Na traseira deste sistema, uma massa de ar frio e seco se deslocou sobre o estado, favorecendo a queda nas temperaturas.
Júlia Crepaldi Munhoz
08 de Novembro de 2025
Atualizado às 20:21
Durante a tarde, a estabilidade atmosférica predominou em todo o Paraná, com presença de sol entre nuvens em todas as regiões. Ainda ao longo da tarde o destaque foi a intensidade e persistência dos ventos no Leste do estado, principalmente nos municípios litorâneos, foram registradas fortes rajadas de vento, como exibido na imagem a seguir, associadas à atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico, que se desloca em direção ao Sudeste do Brasil.
Com o gradual afastamento deste sistema da costa, a tendência é de enfraquecimento dos ventos até o início da madrugada. Entretanto, até o fim da noite, não se descarta a ocorrência de novas rajadas com intensidade elevada nas próximas horas. A maior velocidade observada nesta tarde foi de 67 km/h, na estação meteorológica de Guaratuba.
Lizandro Jacóbsen
08 de Novembro de 2025
Atualizado às 11:55
Após a sequência de temporais que provocaram estragos no Paraná até a madrugada, temos uma manhã de sol em praticamente todo o estado. O destaque de hoje é o vento, pois a frente fria já se afastou na direção de São Paulo e o ciclone extratropical ainda atua sobre o oceano Atlântico, muito próximo da costa no Sul do Brasil. E é exatamente o ciclone que provoca os ventos mais constantes nas próximas horas, principalmente entre o sul, leste e litoral. Aliás, o vento apresenta rajadas moderadas/fortes sobre a costa litorânea e deixa o mar muito agitado durante este sábado, atrapalhando as operações dos portos, dificultando a navegação e, inclusive com possibilidade de ressaca nas praias.
Leonardo Zucuni Furlan
08 de Novembro de 2025
Atualizado às 05:32
O cenário previsto foi confirmado, e o Paraná registrou intensos temporais nesta sexta-feira nos turnos da tarde e noite, num ambiente altamente instável, com grande oferta de umidade, temperaturas elevadas e queda da pressão atmosférica em superfície, além de mudança na direção e aumento da magnitude do vento com a altitude. Todos esses ingredientes foram fundamentais para formação e organização de tempestades severas com destaque para porções do oeste, centro-sul e sudoeste paranaense. Dentro dessas regiões, Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais castigada em função dos fortes ventos que assolaram o município no final da tarde. Na imagem de radar em anexo é possível visualizar a supercélula que atingiu a cidade com o tornado próximo à região de gancho, o qual avançou sobre a área urbana por volta das 18h05min.
Dentro de uma análise preliminar, o Simepar classificou o fenômeno que atingiu a cidade como tornado de categoria entre EF2 e EF3 na escala Fujita aprimorada, com base nas imagens de radar e nos vídeos divulgados nas mídias sociais que msotram parte da dimensão dos estragos principalmente em edificações. Entre EF2 e EF3 se entende que fenômeno foi capaz de produzir ventos ao redor dos 250 km/h. Para confirmar a intensidade e categoria do evento, se faz necessário analisar imagens de satélite ambiental e de imagens aéreas com drones, por exemplo.
Nos municípios de Dois Vizinhos (82,4 km/h), Guarapuava (distrito de Entre Rios - 52,9 km/h), Candói (73,1 km/h) e Londrina (92,6 km/h - aeroporto) foram municípios que tiveram fortes rajadas de vento com alguma ou outra ocorrência associada. Nas demais áreas do estado os temporais vieram acompanhados de rajdas de vento, muitos raios e chuva forte. No momento, segue chovendo de forma mais localizada nas regiões noroeste e norte, com menor intensidade em relação às últimas horas.
Lizandro Jacóbsen
07 de Novembro de 2025
Atualizado às 22:37
O tempo continua muito instável na maioria das regiões do Paraná. Chuvas fortes, com muitos raios e também algumas rajadas de vento ocorrem nesta noite, principalmente do leste ao noroeste. O sistema frontal que segue avançando, nas próximas horas, atinge também as áreas mais norte. Isto é, até a madrugada o Paraná segue em alerta em função desta instabilidade mais severa.
Samuel Braun
07 de Novembro de 2025
Atualizado às 13:26
Tempestades severas seguem atuando entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná algumas pancadas de chuva atuam no Sul, próximo a região de Palmas. Faz bastante calor no Sudoeste, Oeste e Noroeste, com temperaturas acima dos 30°C. Nestes setores os ventos predominam de norte, com rajadas acima dos 50 km/h em algumas cidades. No Leste, entre a RMC e as paias, o céu continua com muitas nuvens e temperaturas mais amenas.
Samuel Braun
07 de Novembro de 2025
Atualizado às 07:10
A chuva é forte no momento entre o norte da Argentina e o Rio Grande do Sul, já em função da presença do sistema de baixa pressão. No Paraná o tempo segue estável, com presença de muitas nuvens entre o Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e o Leste do estado. Na metade norte o sol predomina. Nas próximas horas o vento predominante de norte se intensifica no interior, com rajadas que devem superar os 50 km/h.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR - é uma entidade de direito privado e interesse público, sem fins lucrativos, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável - SEDEST.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Ouvidoria: +55 41 3320 2006
Email: ouvidoria@simepar.br