Dois Paranás distintos em Novembro/2022: chuva muito irregular no interior versus chuva excessiva na Região Metropolitana e no Litoral.

O mês de novembro de 2022 foi bastante peculiar na distribuição da chuva no estado do Paraná. Na maior parte do interior paranaense, a chuva observada foi mal distribuída e, em sua maioria, na forma de tempestades isoladas e de curta duração. Não ocorreram sistemas meteorológicos de relevância que ajudassem a organizar e aumentar o volume acumulado da chuva no mês passado. 

Situação totalmente diferente ocorreu na área da Serra do Mar, no baixada litorânea paranaense e em parte da Região Metropolitana de Curitiba, onde a precipitação foi muito acima da média esperada para o mês de novembro. Isso foi causado por um fenômeno meteorológico chamado Vórtice Ciclônico e que dominou aquela parte do estado do Paraná entre os dias 24 de novembro até o dia 01 de dezembro. Esse fenômeno criou condições favoráveis para a formação de chuva continua, intermitente e por vezes com forte intensidade. Como consequência, foi registrada grande acumulação de chuva nessas áreas em poucos dias. Os valores medidos ficaram entre 240 e 490 mm na área da Serra do Mar, entre 150 e 430 mm na baixada litorânea e entre 110 e 200 mm na Região Metropolitana de Curitiba. Esse grande acumulado de chuva foi o gatilho para a ocorrência de deslizamentos de terra na área da Serra do Mar, com os eventos mais significativos observados na BR 376 entre Guaratuba/PR e Garuva/SC (trecho ainda totalmente interditado até esta segunda-feira, 05 de dezembro) e na BR 277 na descida da Serra do Mar entre Curitiba e Paranaguá (trecho jáliberado para o tráfego). Esse fenômeno foi previsto com muita assertividade pelo Simepar no início daquela semana, o que permitiu emitir boletins de previsão e de alerta antecipado para esta área do estado.Anomalia de precipitação (mm) - Novembro/2022.

Anomalia de precipitação (mm) - Novembro/2022

Em relação à temperatura média, novembro foi mais um mês de 2022 no qual a temperatura média ficou ligeiramente abaixo do padrão esperado para novembro. Em praticamente todo o estado a temperatura média ficou entre 1 e 2°C, uma característica esperada para a situação de La Niña. A menor temperatura do mês ocorreu em Palmas: 1,1°C no dia 02/11, enquanto que a maior temperatura ocorreu em Capanema: 37,5°C no dia 10/11.

Anomalia de temperatura média (°C) - Novembro/2022