Abril/2021 muito seco na maior parte do Paraná.

No mês de abril/2021 choveu pouquíssimo na maioria das regiões do Paraná. Foi o mês mais seco dos últimos 23 anos (desde 1998) em várias cidades paranaenses (Cascavel, Umuarama, Maringá, Londrina, Guarapuava e Pato Branco, por exemplo). A exceção foi a região litorânea que teve um acumulado superior à média climatológica (Guaratuba choveu 233,4 mm por exemplo, para uma média histórica de 190 mm). As frentes frias, responsáveis pela chuva nessa época do ano, não conseguiram ingressar no Estado com força suficiente para causar chuvas expressivas; além disso, foram poucos os sistemas frontais que passaram pelo Paraná.

O tempo muito seco, segundo a SEAB/Deral, já prejudicou parte da produtividade das lavouras com culturas de verão, o desenvolvimento/rendimento da "safrinha" e está atrasando bastante o plantio das culturas de inverno. Além disso, as pastagens estão secas e os níveis dos reservatórios diminuindo, causando transtornos e preocupação em vários setores econômicos e, consequentemente, também para a população.

Anomalia de precipitação (mm) - Abril de 2021

Com relação as temperaturas, abril foi mais frio em relação as médias históricas em grande parte do Paraná. No leste, entre a RMC e litoral, destaque para as temperaturas máximas, que ficaram abaixo da média ao longo do mês (devido a presença de muita nebulosidade, causada normalmente pelos ventos que sopram do oceano). Menor temperatura em abril/2021 ocorreu no dia 29: -1,5°C em General Carneiro. Maior valor ocorreu em Capanema: 36,8°C no dia 11/04.

Anomalia de temperatura média (°C) - Abril de 2021