Super Lua associado a ciclone extratropical no oceano fazem o mar invadir a orla do litoral do Paraná

Ao olharmos pela janela de nossas casas verificamos a presença de uma lua linda. E ontem (08 de abril) a Lua estava ainda mais especial por causa de sua maior proximidade com a Terra (chamado perigeu de sua órbita). Quando esse fato acontece na fase da lua cheia, o fenômeno é chamado de “Super Lua” (no qual o disco lunar aparenta ser 14% maior que o habitual).

Além de sua beleza, ela também traz uma combinação de forças naturais que provocam o que é conhecido como de maré de sizígia. Esse tipo de maré ocorre toda vez que a lua se encontra alinhada com o Sol, período que ocorre a combinação de força gravitacional desses dois astros, a máxima atração gravitacional sobre as águas do mar e a geração dessas marés com elevadas amplitudes.

Em adição a esse fenômeno, forçantes meteorológicas podem atuar de forma a amplificar ainda mais esse fenômeno. Ventos intensos em alto mar são capazes de gerar ondas que atingem a costa, causando o avanço da maré muito além da faixa de areia nas cidades costeiras, trazendo transtorno e prejuízos para as pessoas que vivem nesses locais. Essa combinação de fatores está ocorrendo nos últimos dias na costa do nosso estado. A combinação do período de maré de sizígia, vinculada a um ciclone extratropical (centro de baixa pressão) que se encontra em atividade em alto mar, na altura do Rio Grande Sul (já quase fora da Figura 1 abaixo).

Figura1: Mapa de pressão reduzida ao nível do mar para as 03 horas da manha do dia 09 de abril de 2020.

Os mapas de previsão de vento (velocidade e direção) nas Figuras 2 e 3 mostram os cenários previstos para as 21 horas dos dias 08 e 09 de abril de 2020, respectivamente. Na noite de ontem (dia 08) os ventos se mostraram favoráveis a aumentar a altura das ondas, somando essa condição ao efeito astronômico da maré de sizígia.

Para a noite de hoje (dia 09) a condição dos ventos mudam com o afastamento do ciclone em relação ao continente sul americano, diminuindo o cenário da agitação marítima próximo da costa do estado do Paraná nos próximos dias.

Abaixo seguem imagens da feita na orla de Matinhos, no litoral do Paraná, mostrando a força da maré de sizígia e das ondas no dia de ontem (08 de abril de 2020, fonte Facebook: Matinhos agora).

https://www.facebook.com/Matinhosagora/videos/628137994406359/

Figura2: Mapa de previsão de vento (velocidade e direção em km/h) para as 21 horas do dia 08 de abril de 2020.

Figura3: Mapa de previsão de vento (velocidade e direção em km/h) para as 21 horas do dia 09 de abril de 2020

Figura4: Altura significativa e direção das ondas – Modelo WWATCH/GLOBAL para as 21 horas do dia 08 de abril de 2020. Fonte CPTEC-INPE.