Dezembro com dipolo na chuva no Paraná

Dezembro de 2019 foi marcado por um dípolo no padrão da chuva sobre o estado do Paraná. Nos Campos Gerais e Leste do estado as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Também foi verificado desvio negativo na região Sudoeste. Destaque para Antonina que registrou apenas 105 mm de chuva durante o mês, o que equivale a apenas 40 % da média.

Em contrapartida as regiões Norte, Noroeste e Oeste registraram desvios positivos de chuva. As maiores anomalias positivas ocorreram nos municípios de Maringá, 115 %, Guaíra 190 % e Santa Helena, 130 %.

O maior volume de chuva registrado nas regiões Oeste, Norte e Noroeste se refletiu no comportamento da temperatura média do ar. Nesses setores as temperaturas médias ficaram ligeiramente abaixo da média histórica. As maiores anomalias ocorreram nos municípios localizados no setor Oeste, Santa Helena, -1,6 °C e Assis Chateaubriand, -1,7 °C.

Já nas regiões onde houve déficit de chuva, ou seja, choveu abaixo da média, não foi registrado mais calor e a temperatura média acompanhou o comportamento histórico.