Agosto de 2019 com pouca chuva no Paraná.

Agosto de 2019 foi mais um mês com chuvas abaixo das médias históricas no Paraná (anomalias negativas de chuva). O padrão na circulação dos ventos impediu o avanço de frentes frias mais organizadas pelo Estado, por isso a maioria dos sistemas frontais provocou pouca chuva (desviadas para o Oceano). Tivemos um sistema mais forte apenas durante o mês (dia 31/08), com temporais. Na maior parte do noroeste e do norte, por exemplo, houve precipitação apenas neste dia. Em Loanda choveu apenas 1,6 mm, enquanto na estação hidrológica localizada na Barragem Marumbi, na região da serra do Mar, a precipitação superou os 200,0 mm.

Anomlia de precipitação (mm) - Agosto de 2019

Chuva acumulada (mm) - Agosto de 2019

Apesar da pouca chuva, houve ondas de frio após o avanço de alguns sistemas frontais. Especialmente entre o sudoeste, centro-sul e Campos Gerais as temperaturas alcançaram valores negativos no mês (na maioria das cidades esta situação ocorreu no dia 04/08). Em São Mateus do Sul temperatura chegou aos -4,1°C (04/08). Tivemos outra onda de frio, não tão intensa, entre os dias 14 e 15/08.

Temperatura mínima (°C) - Agosto de 2019

Valores elevados de temperatura são frequentes em Agosto, pois é comum durante este mês termos a presença de massas de ar quente e seco, oriundas do Centro-Oeste do Brasil. Máximas ultrapassaram facilmente os 30°C no interior. Em Loanda, no noroeste, maior valor: 37,3°C no dia 30/08.

Temperatura máxima (°C) - Agosto de 2019