Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 26 de Setembro de 2016 - 07 h 32 min

A manhã desta segunda-feira começa com bastante nebulosidade entre o Centro-Sul, os Campos Gerais, a RMC, o Vale do Ribeira e a Serra do Mar, regiões que fez um pouco de frio durante a madrugada. Há mais nuvens também as regiões do Vale do Ivaí, Norte Novo, Norte e Norte Pioneiro, mas são poucas as cidades com céu nublado. No decorrer da manhã essa concentração de nuvens diminui progressivamente e o Sol aparece. Entre os setores noroeste, oeste e sudoeste do estado Paraná o dia já iniciou ensolarado e esta condição facilita a rápida elevação das temperaturas nas próximas horas.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 26 de Setembro de 2016 - 03 h 16 min

Madrugada de tempo estável em grande parte das regiões paranaenses. Na região leste, onde há uma maior concentração de nuvens, são registrados chuviscos ocasionais em alguns pontos entre a RMC e a Serra do Mar. As temperaturas estão variando entre 18 ºC no noroeste, 9 ºC na RMC e 8 ºC no sul do Estado, como mostra o mapa ao lado das temperaturas registradas pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 25 de Setembro de 2016 - 21 h 13 min

Noite de céu encoberto entre os Campos Gerais, RMC e o litoral do Paraná, com observação de chuviscos na região da serra do Mar. Nos demais setores poucas nuvens, com temperaturas ainda bastante elevadas no oeste e no noroeste paranaense. Na região de Curitiba faz frio, com valores de temperatura perto dos 10°C.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 25 de Setembro de 2016 - 17 h 56 min

O tempo segue estável, com o sol brilhando em todo o Paraná. Na faixa leste do Estado a cobertura de nuvens manteve a temperatura relativamente baixa. A imagem ao lado mostra a distribuição da temperatura máxima registrada no dia de hoje nas estações meteorológicas do Simepar e do INMET.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 25 de Setembro de 2016 - 14 h 49 min

Áreas de tempestades são registradas sobre o estado de MG. No PR o tempo segue mais estável, com valores de umidade relativa do ar muito baixos na região oeste do Estado. A imagem ao lado mostra os valores de umidade relativa do ar às 14 horas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Setembro de 2016 - 11 h 33 min

Os setores norte e leste do Paraná seguem com muita nebulosidade neste fim de manhã, mas, momentaneamente, a chuva parou. No decorrer da tarde o tempo volta a ficar instável nessas áreas, porém as chuvas serão bem mais isoladas do que no período da manhã. Nas outras regiões do Estado está mais ensolarado e essa condição contribuiu para uma rápida elevação da temperatura nas últimas horas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Setembro de 2016 - 08 h 17 min

Manhã de domingo com tempo instável entre as áreas do centro, leste e norte do Paraná. Há registro de chuvas fracas e isoladas nessas áreas do Estado, porém em algumas cidades dos Campos Gerais a chuva é moderada. Entre os setores noroeste, oeste e sudoeste a nebulosidade continua bastante variável e há predomínio de sol em vários municípios. Nas próximas horas as temperaturas seguem um pouco mais amenas.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 25 de Setembro de 2016 - 04 h 18 min

Madrugada de tempo instável nas diversas regiões do Paraná. Foram registradas chuvas de intensidades fracas a moderadas acompanhadas de descargas elétricas isoladas. As temperaturas variam entre 19 ºC no noroeste e 10 ºC no sul do Estado. A imagem do radar meteorológico de Teixeira Soares mostra as áreas de chuvas que atuam no Estado neste momento.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 25 de Setembro de 2016 - 00 h 34 min

Áreas de instabilidades vindas do Paraguai atuam nas regiões oeste, sudoeste e centro-oeste com chuvas fracas a moderadas neste começo de madrugada. Na região noroeste do Estado, os termômetros registram temperaturas em torno dos 22 ºC. Nas demais regiões, temperaturas agradáveis. A imagem do radar de Cascavel, mostra as áreas de chuvas registradas neste começo de madrugada.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 24 de Setembro de 2016 - 21 h 59 min

Nas últimas horas aumentou a nebulosidade e chove de forma fraca a ocasionalmente moderada no oeste de Santa Catarina, Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul. As áreas de chuva avançam lentamente em direção ao Paraná. A imagem do radar meteorológico que fica em Cascavel mostra chuvas em algumas localidades do oeste/sudoeste e no noroeste também. As cidades onde há chuva são as mais próximas da fronteira e da divisa com os Estados vizinhos.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122