Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 07 de Dezembro de 2016 - 10 h 37 min

O céu continua com bastante nuvens nesta manhã no Paraná, com chuvas fracas entre os Campos Gerais, RMC e o litoral. No noroeste, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul, as instabilidades estão acompanhadas por algumas descargas atmosféricas. O calor é mais significativo no norte, onde o Sol predomina desde cedo.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 07 de Dezembro de 2016 - 07 h 55 min

O dia amanhece com mais nuvens em boa parte do Paraná nesta quarta-feira. Chove fraco entre o sudoeste e centro-sul e as chuvas são mais significativas (com alguns raios) no oeste paranaense. No noroeste e no norte o Sol predomina.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 07 de Dezembro de 2016 - 04 h 49 min

Há uma presença de nebulosidade mais significativa no sul do país a partir de Santa Catarina, com predomínio de nuvens baixas. No Paraná está presença é mais irregular, situação que também ocorre até São Paulo. Alguns pontos com chuva fraca no Paraná ocorrem a partir do oeste/sudoeste na direção do sul do estado nas últimas horas. Na imagem de satélite abaixo, é possível notar o panorama da nebulosidade entre estas regiões e também em áreas vizinhas, onde em alguns pontos a concentração de nuvens é mais intensa, como no Paraguai. Em relação as temperaturas no Paraná nas últimas horas, valores mais baixos são observados entre o sul e parte do leste do estado, conforme os mapas abaixo. Neles se pode notar que no oeste, norte e numa pequena faixa do litoral paranaense os valores são os mais elevados nas últimas horas. Um dos mapas expõe os menores valores de temperatura registrados hoje até a última hora, enquanto o outro apresenta os maiores valores para o mesmo período.

     
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 06 de Dezembro de 2016 - 21 h 42 min

Uma grande área com chuva forte e muitos raios percorre a faixa norte do Paraná nas últimas horas. O evento desloca-se de oeste para leste e no momento as chuvas chegam a região de Maringá, Londrina e Apucarana.  As chuvas são acompanhadas de muitas descargas elétricas e as rajadas de vento máximas oscilam entre 55 km/h e 70 km/h em alguns municípios.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 06 de Dezembro de 2016 - 18 h 35 min

A tarde de hoje tem sol entre nuvens e as temperaturas subiram bastante nas últimas horas. Nas regiões do centro-sul e leste que nos últimos dias as temperaturas estavam mais amenas, hoje foi diferente. Mas os 29 ºC, 30 ºC dessas regiões não se compara com os 37 ºC registrados em cidades do noroeste paranaense. Por lá o forte calor e a maior instabilidade provocam pancadas de chuva nessa tarde.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 06 de Dezembro de 2016 - 13 h 52 min

Área de instabilidade com potencial para temporal se intensifica sobre o Paraguai e apresenta um deslocamento em direção as regiões oeste e sudoeste do Estado. No Mato Grosso do Sul, núcleos isolados de chuvas se intensificam apresentando um deslocamento para a região noroeste do Paraná. Na imagem do radar de Cascavel, mostra as áreas de chuvas sobre o Paraguai e MS.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 06 de Dezembro de 2016 - 10 h 30 min

Manhã ensolarada nas diversas regiões do Paraná. As temperaturas seguem subindo rapidamente e no noroeste do Estado, os termômetros registram 30 ºC e Curitiba 24 ºC. Na imagem do satélite ao lado, mostra a Região Sul do País com céu claro, enquanto que no Paraguai e no sul do Mato Grosso do Sul observa-se a presença de nebulosidade associada a áreas de chuvas.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 06 de Dezembro de 2016 - 07 h 55 min

A terça-feira começa com temperaturas amenas na região centro-sul do Estado, porém o Sol já predomina nas diversas regiões do Estado neste começo de manhã. Em Maringá, os termômetros registram 24,5 ºC neste momento. A imagem ao lado, mostra o Sol predominando em Curitiba.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 06 de Dezembro de 2016 - 04 h 38 min

Alguma nebulosidade em áreas localizadas, mas sem chuva na região sul do país nas últimas horas. Pela imagem de satélite abaixo nota-se uma intensificação e maior presença de nuvens entre o noroeste da Argentina e o Paraguai, com chuva e poucas trovoadas. No Mato Grosso do Sul aglomerados isolados de nuvens e condição de chuva rápida. No Paraná em relação as temperaturas, está mais abafado a noroeste do estado nas últimas horas, apresentando uma diferença média de quase 10 ºC em relação a setores ao sul e parte do leste paranaense, conforme gráfico abaixo. 

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 05 de Dezembro de 2016 - 22 h 12 min

Ao lado a imagem de satélite mostra as nuvens que estão presentes sobre o Paraná e nas regiões vizinhas. Há muitas nuvens no Sudeste do país (minas Gerais e Rio de Janeiro) e chuvas associadas também estão presentes. Sobre o Sul do Brasil o tempo está estável, com poucas nuvens. Mas os ventos próximo a costa dessas duas Regiões brasileiras se mostram de intensidade mais forte, por causa de um ciclone que está sobre o Atlântico.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122