Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 23 de Abril de 2014 - 08 h 42 min

Dia amanheceu encoberto e com chuviscos na RMC, litoral e em parte dos Campos Gerais. No norte e no noroeste o Sol aparece com mais força. Nos demais setores muita nebulosidade. As temperaturas ficaram mais baixas no centro-sul paranaense nesta manhã, com temperaturas mínimas perto dos 13°C em Guarapuava e em Palmas.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 23 de Abril de 2014 - 03 h 11 min

Muitas nuvens entre o Paraná e São Paulo, e poucos pontos de chuva mais significativa. No leste do Paraná, região dos Campos Gerais há pequenas áreas de chuva e também na faixa do Litoral do Estado, ainda chove de forma mais leve. Chuviscos/chuva leve também ocorre entre o leste de Santa Catarina e pontos de São Paulo. na imagem de satélite ao lado, um panorama da nebulosidade na região na última hora.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 22 de Abril de 2014 - 21 h 44 min

A noite tem céu nublado e tempo chuvoso no leste do Paraná. A imagem do radar mostra chuvas fracas e sem descargas atmosféricas em grande parte do litoral e em alguns municípios próximos. As chuvas tem intensidade fraca mas são chuvas continuas e bem distribuídas. Nas últimas duas horas estações como a de Matinhos registrou 17mm, na Ilha do Mel 13mm e Guaratuba 20mm.   

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 22 de Abril de 2014 - 18 h 00 min

Ao longo do dia de hoje as nuvens predominaram com alguns eventos de chuvas em boa parte do Estado do Paraná, principalmente nas áreas mais do interior. A maior ausência da incidência do sol impediu uma elevação mais acentuada das temperaturas no decorrer do dia. Exceto nos setores entre Cerro  Azul e o litoral e no extremo norte do Paraná, onde com a maior presença do sol a tarde foi mais quente.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Abril de 2014 - 14 h 10 min

A instabilidade atmosférica associada a uma frente fria que desloca-se pelo Oceano Atlântico segue presente sobre o Paraná neste começo de tarde. Há registros de chuvas fracas e moderadas nas regiões norte, centro-sul e leste do Estado. A imagem do satélite ao lado, mostra a nebulosidade presente sobre o Estado.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 22 de Abril de 2014 - 10 h 34 min

Algumas de nossas estações meteorológicas registraram volumes elevados de precipitação. No mapa são contabilizadas as precipitações entre 00 h às 10 h desta manhã. A atmosfera segue instável e as chuvas mais significativas concentram-se, nesse momento, entre o oeste e o noroeste.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Abril de 2014 - 08 h 31 min

Chuvas de intensidades fracas e moderadas seguem sendo registradas entre as regiões noroeste e o Norte Pioneiro neste começo de manhã. Nas demais regiões, tempo nublado com registros de chuvas fracas e isoladas. A imagem do radar meteorológico do SIMEPAR ao lado, mostra as áreas de chuvas sobre o Estado.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 22 de Abril de 2014 - 05 h 19 min

As chuvas mais significativas no momento ocorrem entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Na figura ao lado com dados do Radar Meteorológico do SIMEPAR de Teixeira Soares, nota-se uma presença áreas de chuva entre o norte e centro no estado. No setor oeste paranaense, novas áreas de instabilidade chegam do Paraguai, com bastante atividade elétrica, fortes temporais a partir das áreas de fronteira.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 22 de Abril de 2014 - 02 h 31 min

Tempestades nesta madrugada em grande parte do Paraná, mas principalmente nas porções mais ao norte e centro. Algumas áreas de chuva também são observadas no oeste e acompanhadas de trovoadas. Há risco para rajadas de vento forte em áreas isoladas destes setores com chuva e trovoadas. Na figura ao lado destaca-se o panorama de nebulosidade e trovoadas, associado as áreas onde as chuvas são mais intensas.  

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 21 de Abril de 2014 - 22 h 59 min

Chuvas fortes atuam em diferentes pontos do Estado, com destaque a grande concentração de descargas atmosféricas. No noroeste, na região de divisa com o MS, a tempestade é mais extensa, mas no interior áreas menores de chuva apresentam grande potencial a tempestades, com raios e chuva e ventos fortes. Abaixo a distribuição das áreas de chuva com base no radar meteorológico do SIMEPAR  de Teixeira Soares. Ao lado a concentração de raios registrados pela Rede de Detecção de Descargas Atmosféricas do Simepar.

   
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122