Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 25 de Junho de 2016 - 23 h 50 min

Os prognósticos de tempo indicam a persistência das áreas de chuva sobre o Rio Grande do Sul, mais precisamente entre as regiões oeste e sul. Inclusive o modelo mostrado na figura indica chuva acumulada em torno de 60 mm em 24 horas (entre a noite de hoje e a de amanhã). Sobre o Paraná o domingo seguirá com tempo estável e com a presença de sol em boa parte do dia.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 25 de Junho de 2016 - 19 h 32 min

Um sistema de baixa pressão está provocando chuva com muitos raios no estado do Rio Grande do Sul. Os eventos de temporais tem se concentrado entre as regiões oeste e centro gaúcho. Esse sistema meteorológico não tende a evoluir em direção aos demais estado da Região Sul. Com isso o Paraná que teve um dia com tempo estável e temperaturas mais elevadas no período da tarde terá uma noite sem eventos de chuva em nenhuma de suas regiões. Ao lado está a representação das descargas elétricas incidentes na última hora, sendo os dados do Sistema de Detecção de Descargas do Simepar.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Junho de 2016 - 14 h 43 min

As temperaturas neste início de tarde de sábado no Paraná, apresentam uma diferença média próximo de 10 ºC entre o noroeste e sudeste do estado, conforme mapa com temperaturas ao lado. Desta região do Paraná até áreas mais ao sul, os valores médios variam entre 13 e 20 ºC. Em relação a nebulosidade na região, persistem ainda nuvens baixas na faixa do Litoral. 

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Junho de 2016 - 10 h 10 min

Muitas nuvens nas regiões do Paraná, sendo que do centro para o oeste e o norte, predominam nuvens mais altas e o Sol já tem maior presença nestas áreas no momento.  Nos setores mais a leste, percebe-se pela imagem de satélite abaixo, que a nebulosidade é mais concentrada e pouco se elevaram as temperaturas na região até o momento. Contudo, a tendência nas próximas horas é de que dissipe a nebulosidade na região e com maior presença de Sol, a elevação das temperaturas seja mais efetiva.   

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 25 de Junho de 2016 - 08 h 15 min

Nesta manhã de sábado, as temperaturas entre o sul e o sudeste do país, apresentaram alguns dos valores mais baixos, entre áreas de serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nestas áreas alguns valores de temperatura chegaram próximo dos 4 ºC, conforme gráfico com temperaturas abaixo. Pela imagem de satélite nota-se muita nebulosidade mais ao sul, partindo da região da Argentina em direção ao Rio Grande do Sul com chuva e trovoadas.   

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Junho de 2016 - 05 h 07 min

Quase não tivemos alterações do tempo nesta madrugada de sábado no Paraná. Se manteve com bastante nebulosidade em todo o Estado, mas sem ocorrência de chuva. As temperaturas oscilaram pouco e seguem mais amenas em algumas cidades do Norte Pioneiro e entre os setores sul, central e leste. Em áreas de serras e de vales os nevoeiros restringem a visibilidade até as primeiras horas da manhã, mas, depois, a previsão é de predomínio de sol nas regiões paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Junho de 2016 - 02 h 02 min

Madrugada de tempo estável no Paraná. A nebulosidade que cobre várias cidades paranaenses não produz chuva, mas deixa o céu encoberto. As temperaturas estão mais amenas entre o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC, com valores um pouco inferiores aos 10°C hoje.  Nas próximas horas o tempo segue sem grandes alterações no Estado.

Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Junho de 2016 - 21 h 34 min

Há presença de muitas nuvens entre o Chile, a Argentina, o Paraguai e o Sul do País. No Paraná não há registro de chuvas, pois as nuvens que predominam na maior parte do Estado são o que chamamos na meteorologia de "nuvens altas", formadas acima de 6 mil metros. Entre a RMC e o litoral há presença de nebulosidade baixa/nevoeiros, situação que novamente restringe a visibilidade.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 24 de Junho de 2016 - 17 h 18 min

Com o predomínio do Sol desde cedo aqueceu bastante entre o oeste e o noroeste do Paraná, com temperaturas acima dos 25°C em várias cidades. O maior valor ocorreu em Palotina, com 27,7°C. Já no centro-sul as temperaturas ficaram mais baixas, com apenas 12,6°C em União da Vitória, por exemplo. O céu segue com poucas nuvens na maior parte do Estado neste final de tarde.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Junho de 2016 - 14 h 32 min

Tempo estável no Paraná e Sol predominando na maioria das regiões do Estado. Na imagem de satélite ao lado, nota-se uma presença de nuvens em parte do Paraná, setores mais a oeste, enquanto no leste há ainda algum nevoeiro presente. Em relação as temperaturas, nota-se pela figura, valores mais elevados entre as regiões oeste e norte também, destacando-se de que esta é a tendência para os próximos dias na região. 

   
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122