Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Abril de 2015 - 10 h 23 min

As nuvens associadas a chuvas se espalharam por boa parte das regiões paranaenses, nesta manhã de feriado. Entre o centro e o sul do estado as nuvens provocam chuvas mais regulares e de moderada intensidade. Já nas áreas em destaque na figura provocam chuvas mais isoladas, porém, mais fortes e com raios. Apenas nos municípios mais próximos a São Paulo é que o Sol predomina com poucas nuvens.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Abril de 2015 - 08 h 03 min

Desde a madrugada até estas primeiras horas da manhã há muitas nuvens que provocam chuvas fortes, com ventos moderados/fortes e muitos raios no oeste do Paraná. A figura mostra a incidência de descargas atmosféricas (raios) através do Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SDDA), que atingiram a região na última hora. Nesse período o sistema detectou cerca de 3000 raios, que se concentram nas microrregiões de Planalto e Realeza e mais acima de Cascavel, por exemplo, nas cidades de Assis Chateaubriand e Nova Aurora.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Abril de 2015 - 04 h 41 min

Pela figura ao lado, observa-se que as chuvas mais intensas ainda estão localizadas no Paraguai. No Paraná as menores temperaturas são registradas no sul, na casa dos 18ºC e em Palmas com 17ºC.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Abril de 2015 - 03 h 28 min

A imagem ao lado mostra forte instabilidade sobre o Paraguai, com deslocamento em direção ao Oeste do PR, indicado pela seta de cor verde. Esta tempestade localizada no Paraguai está acompanhada de grande incidência de descargas atmosféricas (raios). Há condições para o registro de rajadas de vento forte nas próximas horas nas regiões oeste e sudoeste do Estado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Abril de 2015 - 01 h 32 min

Área de tempestade avança sobre o Vale do Ribeira no lado do estado de SP, como mostra a imagem ao lado. Novas áreas de instabilidades avançam desde o Paraguai e o MS sobre as regiões oeste e noroeste do PR.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 20 de Abril de 2015 - 21 h 55 min

Chove no Paraná em áreas isoladas entre as regiões oeste, sul, centro e parte do leste. Há pontos de chuva mais forte com trovoadas entre estas regiões, mas principalmente entre áreas ao centro e sul do estado, regiões de serra. Ao norte do Paraná, não há chuvas significativas, apenas alguns pontos isolados de chuva mais fraca, sem trovoadas. Na imagem do Radar meteorológico do SIMEPAR localizado em Cascavel ao lado, nota-se os setores onde as chuvas são fortes no momento.  

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 20 de Abril de 2015 - 18 h 15 min

Chove forte em áreas isoladas entre o oeste, sudoeste, centro e sul do Paraná neste momento. Também há muitas nuvens na metade sul do estado, região com chuvas isoladas até o leste e litoral. Na imagem de satélite ao lado, o panorama da nebulosidade na última hora na área correspondente a figura. Em Curitiba final de tarde com muitas nuvens, conforme fotografia abaixo, com chuvas pontuais na região metropolitana. 

   
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Abril de 2015 - 14 h 42 min

A imagem de radar indica a intensidade e a localidade das chuvas que ocorrem no estado do Paraná neste princípio de tarde. As chuvas ainda tem uma distribuição espacial mais irregular e a grande parte dos eventos tem intensidade fraca a moderada. Até o momento há maior incidência de descargas atmosféricas em Santa Catarina que nas regiões paranaenses. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Abril de 2015 - 11 h 58 min

O outono de 2015 teve início a exatos 30 dias e com a nova estação também observamos a diminuição das chuvas em algumas áreas do estado do Paraná. O mapa mostra os dados de precipitação acumulada nas estações do Simepar e INMET computados até o dia de ontem. Fica evidente o maior acumuado em algumas localidades das regiões Noroeste e Oeste, onde os valores chegam a 112 mm em Guaíra, que é a estação que mais se aproximou da média histórica para o mês (120 mm). Todas as estações ainda registram valores abaixo da média histórica.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 20 de Abril de 2015 - 08 h 53 min

O radar meteorológico do SIMEPAR, em Cascavel, identifica áreas chuvosas entre o sul do Paraguai e parte do norte do Rio Grande do Sul. Estas áreas se desenvolvem à dianteira de uma frente fria que se organiza no nordeste da Argentina. No Paraná, nesse momento, não há registro de chuvas.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122