Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Outubro de 2014 - 21 h 28 min

Ainda está chovendo entre o centro-oeste e o noroeste do Paraná. No entanto, as chuvas perderam intensidade em comparação com o período da tarde e ocorrem em um menor número de municípios. A nebulosidade se mantém mais persistente na maioria das regiões do Estado e a sensação é de tempo abafado aonde não tem chuva nesse momento.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Outubro de 2014 - 16 h 55 min

Um desses temporais da tarde no Paraná atingiu a região do município de Guarapuava, área central do Estado. A chuva foi intensa e em pouco mais de 1 hora, entre 14:15 e 15:30, foi registrado um total de 100 mm na estação meteorológica do Simepar; além disso, os ventos apresentaram rajadas fortes de até 70 km/h durante o temporal. Pelo radar meteorológico também observa-se que outros temporais também atingiram os municípios vizinhos.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Outubro de 2014 - 15 h 58 min

Temporais típicos de forte aquecimento, parecidos com os que acontecem no verão, ocorrem nesta tarde sobre o Paraná. A formação de nuvens de tempestades foi rápida e, agora, observa-se um grande número de pequenos núcleos e áreas de instabilidade pela imagem de satélite. As pancadas de chuva são passageiras, mas ocorrem com intensidade moderada/forte e são acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. 

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Outubro de 2014 - 12 h 50 min

Área de chuva com raios é observada na região do município de Campina da Lagoa. Em Curitiba e região metropolitana a nebulosidade perde intensidade e a temperatura começa a se elevar na região. Em Santa Helena, na costa oeste paranaense a temperatura máxima já é de 32,1 ºC.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Outubro de 2014 - 10 h 55 min

Áreas de instabilidades provocam chuvas com raios sobre o noroeste de SP, marcado em amarelo na imagem ao lado. No PR persiste a nebulosidade baixa sobre o leste e sudeste do Estado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 24 de Outubro de 2014 - 08 h 30 min

A circulação dos ventos mantém o céu encoberto na faixa leste do Estado, com registro de chuviscos ocasionais. Núcleos isolados de chuva são registrados na região de Santo Antonio da Platina, com deslocamento em direção ao estado de SP. A imagem ao lado mostra a distribuição espacial da temperatura mínima registrada até às 08 horas na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 24 de Outubro de 2014 - 05 h 19 min

Há um aumento de nebulosidade sobre a região Sul do País neste final de madrugada. No Paraná, mesmo com a presença de nuvens, não há registro de chuva em grande parte das regiões, a penas entre a RMC e o litoral, há registros de chuviscos ocasionais. Na região noroeste do Estado, temperaturas agradáveis, acima dos 22,0 ºC, em Curitiba e região metropolitana, os termômetros marcam 14,0 ºC.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 24 de Outubro de 2014 - 02 h 59 min

Muitas nuvens sobre as regiões paranaenses nesta madrugada. Nas regiões do Norte Pioneiro, pancadas de chuvas isoladas e no leste do Estado, registros de chuviscos ocasionais, nas demais regiões apenas presença de nuvens, porém sem registros de chuvas. Na região noroeste do Estado, temperaturas em torno dos 25,0 ºC neste momento. 

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 23 de Outubro de 2014 - 22 h 36 min

Áreas de chuva com trovoadas se desenvolveram pelo norte do PR, na área de divisa com o Estado de São Paulo. A chuva é moderada e há risco de vento, mas sem extrema intensidade. A ilustração ao lado mostra a distribuição das áreas de chuva com base no radar meteorológico do Simepar de Teixeira Soares. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 23 de Outubro de 2014 - 17 h 48 min

Temperaturas elevadas no Estado nesta tarde de sol no Paraná. Os registros forma superiores a 30 °C na maioria do Estado. Pequenos aglomerados de nuvens estão presentes, com registro de chuva rápida, fraca e isolada no noroeste. A ilustração ao lado mostra a distribuição das temperaturas máximas desta tarde no Estado. Ao lado, a disposição da nebulosidade, com base na imagem de satélite GOES, no canal do visível.

   
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122