Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Abril de 2014 - 19 h 25 min

Depois do sábado ter sido com muitos eventos de tempestades no Estado do Paraná, o domingo teve sol entre nuvens e as temperaturas ficaram elevadas durante o decorrer da tarde em boa parte do Paraná. As regiões de Guarapuava e de Curitiba ficaram com um ambiente menos aquecido, situação bem diferente da faixa norte do Estado onde as temperaturas máximas superaram os 28ºC.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 20 de Abril de 2014 - 15 h 14 min

O outono completa hoje 30 dias e mudanças associadas a esta estação já foram sentidas no Estado. Duas massas de ar frio atuaram na Região Sul do País, e no Paraná, apesar do frio ainda não ter sido muito intenso, as tardes já apresentam temperaturas mais amenas. Os sistemas convectivos, áreas de chuva que se formam em reposta ao aquecimento, também já quase não atuam no Paraná, que agora fica cada vez mais dependente das frente frias para a produção de chuvas. A expectativa para esta próxima etapa do outono é de um aumento na frequência e intensidade dos sistemas frios. Ainda que em um horizonte meio distante, as projeções para o próximo fim de semana já apontam um declínio de temperaturas para todo o Estado.


Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 20 de Abril de 2014 - 10 h 46 min

Manhã de tempo estável no Paraná. O sol aparece na maior parte do Estado e as temperaturas ainda se elevam de forma discreta. O ambiente ainda instável, deve favorecer para que à tarde alguns núcleos de chuva isolada atuem de no Paraná. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 20 de Abril de 2014 - 08 h 09 min

O dia inicia com nebulosidade variável na maior parte do Estado. Há uma maior presença de nuvens no oeste, na região norte, parte que faz divisa com São Paulo e no leste e sudeste, setores em que a nebulosidade é baixa e deve ser mais persistente ao longo do dia. O sol predomina nesta manhã na área central e no sul. À tarde as chuvas retornam ao Paraná, mas com intensidade bem mais baixa do que ontem.

Acompanhe a evolução das chuvas no decorrer do dia neste espaço ou pelos radares meteorológicos do Simepar, disponíveis à esquerda, em Radar. Ou então nos siga no nosso twitter @simeparpr

A equipe de meteorologistas do Simepar deseja a todos uma FELIZ PÁSCOA  

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Abril de 2014 - 04 h 25 min

Não houve registro de chuva nas estações telemétricas do SIMEPAR na última hora. Como mostra a imagem ao lado, a temperatura mínima registrada nas estações telemétricas do SIMEPAR às 04 horas estava variando entre 13,0 ºC em Guarapuava e 21,4 ºC em Guaratuba.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Abril de 2014 - 00 h 52 min

Chuvas de intensidade fraca a moderada continuam sendo registradas entre a Serra do Mar e as Praias. Na estação meteorológica da Ilha do Mel (INMET) houve registro de 60,2 mm de chuva das 20 às 24 horas.

Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 19 de Abril de 2014 - 20 h 30 min

As áreas de chuva mais intensas se afastam em direção a São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto no Paraná as chuvas mais significativas ocorrem junto as áreas de divisa com São Paulo. No momento no Paraná, a região do Norte Pioneiro concentra as áreas de chuva com maior distribuição espacial, mas com intensidade fraca a moderada.     

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 19 de Abril de 2014 - 18 h 02 min

As tempestades que atingiram e ainda atingem o Estado do Paraná ao longo dessa tarde de sábado tiveram chuvas fortes e regulares, com acumulados elevados em vários municípios. Além das chuvas as tempestades vieram com muita incidência de descargas atmosféricas (raios). O mapa mostra os raios que atingiram o Paraná, desde o período das 12h até as 17h e 30min. As cores em tons de azul forte mostram a incidência dos últimos raios. Portanto, as chuvas mais fortes estão na região do Norte Pioneiro e no litoral.  

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 19 de Abril de 2014 - 15 h 02 min

As tempestades seguem evoluindo, agora pelo noroeste do Estado. Nesta região, um dos destaques foi a formação de Cianorte, com rajadas de ventos intensos e chuva muito forte. Veja a incrível foto ao lado, registrada por Igor Camacho em Cianorte nessa última hora. A estação meteorológica do Simepar, registrou 35,2 mm nos últimos 45 minutos, com rajada de vento próximo a 60 km/h. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 19 de Abril de 2014 - 13 h 28 min

Fortes chuvas são registradas neste momento entre Campo Mourão e Ivaiporã. com deslocamento para Ortigueira e demais municípios da região dos Campos Gerais. Há risco de precipitação de granizo e ventos muito intensos na região. A medida que as áreas de tempestades avançam pelo Estado, outros núcleos de chuva com trovoadas estão sendo registrados no Paraguai e apresentam avanço novamente para o oeste paranaense. As chuvas contínuas, colocam pontos da região oeste em alerta pela possibilidade também de enchentes. 

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122