Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 30 de Julho de 2015 - 05 h 20 min

Madrugada de tempo estável no estado do Paraná. Teremos mais um dia com a estabilidade atmosférica predominando em grande parte da Região Sul do País. Apenas no sul e sudeste do estado do Rio Grande do Sul, onde já há registros de chuvas devido a uma frente fria que desloca-se pelo Oceano Atlântico, o tempo permanece instável. No Paraná, o dia começa com temperaturas amenas entre o sul, centro-sul e RMC, porém com o Sol predominando as temperaturas elevam-se rapidamente em todas as regiões paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 30 de Julho de 2015 - 02 h 10 min

Madrugada com pouca nebulosidade sobre as regiões paranaenses. As temperaturas encontram-se agradáveis na região noroeste do Estado, em torno dos 20 ºC, já entre o sul e centro-sul, temperaturas em torno dos 12 ºC. Em Curitiba agora faz 10,6 ºC.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 29 de Julho de 2015 - 23 h 56 min

Noite de tempo estável no Estado. Entre a região sul e Campos Gerais, as temperaturas estão em 11 °C e representam os menores valores do Paraná nesta noite. Já no noroeste, os registros ainda estão acima de 20 °C. Com os consecutivos dias de tempo seco, as temperaturas gradativamente vão ficando elevadas nas próximas tardes, com sol e calor inclusive no fim de semana. 

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 29 de Julho de 2015 - 23 h 55 min

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 29 de Julho de 2015 - 19 h 39 min

A noite chega com tempo estável no Estado. No decorrer da tarde, as nuvens aumentaram na região central, mas não chegaram a trazer ocorrência de chuvas significativas. As mais recentes projeções para o comportamento da atmosfera nos próximos dias no Paraná, sugerem uma manutenção deste cenário estável, ou seja, nestes próximos 7 dias, não há possibilidade de chuvas significativas no Estado. Há condições apenas de alguns eventos de chuva rápida, fraca e isolada, que podem ser registrados à tarde na região central.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 29 de Julho de 2015 - 17 h 45 min

Com um amanhecer ainda com temperaturas amenas, os últimos dias têm se destacado pela elevada amplitude de temperaturas. Os consecutivos dias de tempo seco, trazem tardes mais quentes e a diferença térmica entre o amanhecer e o período da tarde chega a 20 °C em algumas cidades do Estado. A tabela ao lado mostra alguns exemplos deste cenário, com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Simepar.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Julho de 2015 - 14 h 25 min

E o calor intensifica-se sobre as diversas regiões parananenses como exibe o mapa direito, das temperaturas do ar no horário das 14 h. Nas faixas norte e oeste, o calor é de quase 30 °C e na Região Metropolitana de Curitiba, variam entre 19 e 23 °C. Já os índices de umidade relativa do ar estão em declínio devido a presença do ar seco sobre o Estado e áreas vizinhas. Mais crítico no interior do Paraná.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Julho de 2015 - 10 h 32 min

Condições muito distintas no tempo no estado do Paraná neste momento. Nevoeiros ainda são registrados no Vale do Ribeira, no sul e também no Litoral do Estado. Demais setores paranaenses, o Sol birlha intensamente e o tempo está aprazível. A figura ao lado apresenta a distribuição das nuvens no Estado e também os valores de tempeatura do ar para algumas estações no horário das 10 h.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Julho de 2015 - 08 h 00 min

Apesar da massa de ar frio perder força sobre o Sul e Sudeste do Brasil, e o ar seco associado inibir a formação de nuvens, ele contribui para o resfriamento noturno. Com isso, nas áreas serranas o frio segue expressivo como mostra o mapa das temperaturas mínimas do ar. A Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo apresentou menores valores de temperaturas, próximos de 5 °C. No Paraná os menores valores foram registrados entre os Campos Gerais e o sul da Região Metropolitana de Curitiba.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 29 de Julho de 2015 - 04 h 49 min

A massa de ar frio que encontra-se sobre o Estado começa a perder forças nesta quarta-feira. No decorrer da madrugada, as temperaturas apresentaram um declínio, porém com menor intensidade em relação as madrugadas passadas. A estabilidade atmosférica segue presente sobre o Paraná no decorrer do dia de hoje. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registrada pelas redes de estações meteorológicas do SIMEPAR e INMET.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122