Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 24 de Julho de 2016 - 17 h 32 min

O calor volta não muito intenso no extremo noroeste do estado, com valores de temperatura próximos dos 30 ºC na tarde deste domingo, conforme mapa abaixo. A sequência de dias de Sol, mesmo sob o domínio de uma massa de ar mais frio com atuação também em parte do centro-oeste, sudeste e centro do país, possibilitou hoje uma tarde mais quente em parte do Paraná, por conta de um gradual aquecimento na região.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Julho de 2016 - 13 h 21 min

Tarde ensolarada no Paraná. A massa de ar seco inibe a formação de nuvens em praticamente todas as regiões neste começo de tarde e esta condição de céu claro facilita a elevação das temperaturas. Nas próximas horas segue com predomínio de sol no Estado e até esquenta um pouco mais entre 15h e 16h. Nos setores central, norte e noroeste a umidade relativa do ar varia dos 30% aos 40%.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 24 de Julho de 2016 - 08 h 32 min

Amanhecer de muitos nevoeiros entre algumas áreas do Paraná, especialmente em áreas de serras e vales. Essa condição meteorológica prejudica a visibilidade em trechos das rodovias e a operação do aeroporto Afonso Pena, mas a tendência é de dissipação dos nevoeiros nas próximas horas. Na maioria das cidades paranaenses já está ensolarado e, assim, a situação é bem favorável para a temperatura apresentar rápida elevação no decorrer desta manhã. Não há possibilidade de chuva neste domingo.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 24 de Julho de 2016 - 04 h 55 min

A estação do inverno é conhecida climatologicamente com os menores volumes de chuva, comparada com as demais estações do ano. No estado do Paraná o último dia de chuva mais significativa foi em 16 de julho.  Verificando os acumulados de chuva deste mês e comparando com a climatologia verifica-se que na maioria das estações meteorológicas os volumes estão abaixo da média. As exceções encontram-se em Curitiba e região metropolitana onde os valores já superaram ligeiramente a média. Outros exemplos são em Ponta Grossa e Maringá. Nas demais localidades o volume de chuva ainda está abaixo da média histórica. Não há previsão de chuva para os próximos dias para o estado do Paraná.

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 23 de Julho de 2016 - 21 h 36 min

Nuvens baixas cobrem o sul do Paraná, na divisa com Santa Catarina. A figura ao lado mostra a temperatura registrada na última hora nas estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 23 de Julho de 2016 - 18 h 30 min

Tarde de tempo estável, com temperaturas agradáveis em todo o Paraná. A imagem ao lado mostra a distribuição da temperatura máxima registrada nas estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET neste sábado.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 23 de Julho de 2016 - 13 h 51 min

A tarde começou ensolarada em praticamente todo o Paraná. Apenas alguns municípios entre o Vale do Ribeira e o Litoral é que ainda permanecem com mais nuvens e no sul do Estado com névoa/nevoeiro. As temperaturas continuam mais elevadas entre as faixas norte e oeste do Estado, mas nas outras também esquenta um pouco e fica mais agradável nas próximas horas. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 23 de Julho de 2016 - 09 h 21 min

Aos poucos a nebulosidade e os nevoeiros dissipam-se entre o Centro-Sul, Campos Gerais e RMC, assim já começa a ter aberturas de sol nas próximas horas nessas regiões do Paraná. No Litoral e no Vale do Ribeira o sol demora um pouco mais para aparecer, mas a quantidade de nuvens também diminui bastante até a tarde. Nas demais regiões do paraná já está bem ensolarado e as temperaturas se elevam rapidamente antes mesmo do meio-dia. Sem possibilidade de chuva nesse sábado nas regiões paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Julho de 2016 - 03 h 34 min

Mais uma madrugada de tempo frio na Região Sul do Brasil, tendo os valores mais baixos na faixa que vai do oeste ao sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de serra de Santa Catarina e do Paraná. Nessas regiões as temperaturas giram em torno dos 5 ºC. Mas pode fazer ainda mais frio até as primeiras horas da manhã. No sul do estado gaúcho a sensação de frio é ainda maior devido aos ventos que estão mais fortes.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Julho de 2016 - 21 h 15 min

O tempo permanece estável nesta noite de sexta-feira nas diversas regiões do Paraná. As temperaturas apresentam-se em declínio, principalmente nas regiões sul, centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, como mostra o mapa ao lado.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122