Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 23 de Julho de 2014 - 10 h 40 min

Chuvas fortes ocorrem no sudoeste, na região de fronteira com a Argentina. Desde as primeiras horas do dia é grande a concentração de raios na região. A configuração atual ainda é da intensificação da área de baixa pressão que está evoluindo a formação da frente fria na Região Sul do País. As chuvas avançam de forma mais significativa a partir da tarde de hoje. As ilustrações abaixo sinalizam duas situações de momento: à esquerda a concentração de raios ocorridos nos últimos 30 minutos. Ao lado a presença da nebulosidade nesta manhã no Paraná. 

   
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 23 de Julho de 2014 - 08 h 41 min

O dia amanheceu com tempo bastante diferenciado no Estado. Muita chuva na fronteira sudoeste, onde ainda é elevada a incidência de raios, enquanto que nas demais regiões o sol predomina, com um amanhecer de temperaturas mais elevadas do que nos últimos dias. A organização de uma frente fria traz a expectativa para temporais no Paraná no decorrer dessas próximas 24 horas.
E ainda, o dia de hoje vive a lembrança da intensa massa de ar frio que trouxe temperaturas extremamente baixas, chuva congelada e até mesmo a NEVE em alguns municípios da metade sul do Paraná. Ha exatamente 1 ano atrás, Guarapuava iniciava o 23 de julho revestida de neve (veja na foto ao lado). Por volta das 08 horas, precipitação leve de neve foi registrada inclusive em bairros de Curitiba, além de outros municípios do centro-sul. Apesar de um novo sistema frio avançar exatamente na retaguarda da frente fria, não há condição desses eventos voltarem a se repetir nesses próximos dias no Estado.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Julho de 2014 - 05 h 55 min

O eixo principal de uma frente fria está sobre o norte do Rio Grande do Sul e segue avançando em direção aos demais Estados do Sul do Brasil. Áreas de instabilidade se formaram antes da frente fria entre o Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná. A figura mostra que as as chuvas vem acompanhadas de muita incidência de descargas atmosféricas (raios). Nos últimos 30 minutos o número de raios que atingiram estes setores é relativamente elevado.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Julho de 2014 - 04 h 30 min

Devido a aproximação de uma frente fria pelo oeste do Estado nesta madrugada a nebulosidade ficou mais persistente em toda a metade oeste do Paraná. Com isso, não houve um resfriamento mais significativo nestas áreas. E mesmo nas demais regiões as temperaturas estão mais elevadas que nas madrugadas anteriores. A frente fria já começa a provocar eventos de chuvas em cidades de fronteira com o Paraguai e a Argentina. São chuvas fortes e com muitos raios, o sistema segue um deslocamento para as demais regiões do Paraná nas próximas horas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 23 de Julho de 2014 - 01 h 05 min

Uma nova frente fria segue evoluindo pelo Rio Grande do Sul e também em áreas do Paraguai e Argentina. Esse sistema avança em direção aos Estados de Santa Catarina e Paraná. Por isso, o tempo muda ao longo do dia e primeiramente as chuvas atuam no oeste já com eventos nas próximas horas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 22 de Julho de 2014 - 18 h 25 min

O ar seco inibiu a formação de nuvens hoje em muitas regiões do Paraná. O entardecer permaneceu desta forma, assim foi possível ver o pôr do sol na grande maioria das cidades paranaenses; condição que não se repetirá tão facilmente nos próximos dias porque há previsão de mudanças do tempo. A sequência de fotos é de Curitiba, registros feitos no prédio do Simepar.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 22 de Julho de 2014 - 17 h 58 min

Tarde mais quente hoje no Paraná, com temperaturas próximo aos 30 ºC no oeste do estado. Enquanto uma frente fria se organiza mais ao sul, os ventos mais aquecidos do quadrante norte e a presença de Sol no estado, favoreceram para uma elevação maior das temperaturas no dia de hoje. Com se pode observar pelo gráfico ao lado, entre os setores oeste e norte/noroeste, os valores de temperaturas estiveram próximo dos 30 ºC em algumas estações da região. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Julho de 2014 - 14 h 30 min

O sol segue predominando em todas as regiões do Paraná neste começo de tarde. Nas regiões oeste e noroeste as temperaturas já passam dos 27,0 ºC. O mapa ao lado, mostra as temperaturas máximas registradas na última hora pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Julho de 2014 - 11 h 02 min

O sol predomina em grande parte das regiões paranaenses nesta manhã. Na região litorânea, observa-se nebulosidade variável. Depois de um amanhecer com a presença de nebulosidade na região de Curitiba, o sol predomina neste final de manhã como mostra a imagem ao lado.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Julho de 2014 - 08 h 40 min

O tempo permanece estável em todas as regiões do Estado nesta terça-feira. Entre o leste e sul do Estado, o dia começou com nebulosidade variável, porém no decorrer da manhã, esta perde força e o sol predominará nestes setores. Nas demais regiões do Estado o sol predomina desde as primeiras horas do dia. Na imagem do satélite ao lado, observa-se no oeste do Rio Grande do Sul, nuvens de chuvas associadas a área de instabilidade que atua na região desde a madrugada.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122