Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 23 de Fevereiro de 2018 - 12 h 56 min

Durante o período da manhã desta sexta-feira as nuvens se concentraram entre o centro ao leste (Fig. das 12:20). No litoral norte há registro de chuviscos ocasionais nesse momento. Nas demais regiões paranaenses predomínio de sol.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 23 de Fevereiro de 2018 - 07 h 42 min

A rede de estações meteorológicas automáticas do SIMEPAR e do INMET, localizadas no Sul do Brasil (Figura), indicam que o dia amanheceu com temperaturas baixas entre a região central de Santa Catarina ao sul/sudeste do Paraná. A concentração de nuvens na manhã de hoje é menor do que a do mesmo período de ontem.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 23 de Fevereiro de 2018 - 03 h 20 min

Madrugada de céu encoberto entre a região de Curitiba e as praias, com chuviscos em pontos do litoral (especialmente na região da serra do Mar). Nos Campos Gerais a nebulosidade está bastante variável, enquanto nos demais setores há poucas nuvens. Destaque para as temperaturas mais baixas que ocorrem em boa parte do Estado. No centro-sul, entre Guarapuava e Palmas, os valores estão perto dos 12°C.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Fevereiro de 2018 - 21 h 18 min

Áreas de instabilidade ainda provocam chuvas na região Litorânea do Paraná. Os acumulados de chuva até o momento computam os 52,0 mm em Guaratuba e os 15,0 mm em Matinhos e Paranaguá. Nas faixas norte e oeste, o tempo estável e com poucas nuvens. No extremo sul, divisa com Santa Catarina, a temperatura teve um ligeiro declínio e neste momento na casa dos 13,0 °C. 

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Fevereiro de 2018 - 17 h 41 min

Com o avanço da massa de ar seco sobre o estado do Paraná durante o dia, as nuvens se dissiparam na maioria das regiões do Estado. Apenas entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, a nebulosidade ainda ficou presente nas últimas horas e nos municípios do Litoral foram registradas chuvas esparsas, que continuam atuando neste fim de tarde. O mapa ao lado mostra a influência da massa de ar seco nos índices de umidade relativa do ar. Os valores diminuíram significativamente na maior parte do Estado. 

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 22 de Fevereiro de 2018 - 13 h 40 min

No início da tarde os setores norte e no leste as temperaturas apresentam registros superiores aos 30 ºC enquanto que no centro e no sul oscilam na casa dos 25 ºC. Na figura há uma representação das áreas citadas. As áreas coloridas estão correlacionadas às chuvas. No momento as chuvas não atingem o Sul do Brasil.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 22 de Fevereiro de 2018 - 08 h 05 min

As temperaturas mínimas registradas na manhã desta quinta-feira no Sul do Brasil indicam que uma massa de ar menos aquecida provocou declínio nas temperaturas principalmente naqueles setores onde o relevo é pronunciado. No Paraná esta diminuição foi sentida no centro e no sudeste contudo, à tarde, a tendência ainda é de calor no interior do estado.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 22 de Fevereiro de 2018 - 03 h 14 min

Madrugada com pouca chuva no Estado. Temos alguma chuva fraca/garoa no Vale do Ribeira e litoral do Paraná. Nos demais setores apenas variação da nebulosidade. Destaque desta madrugada para as temperaturas baixas no centro-sul, Campos Gerais e região de Curitiba. Em algumas cidades (Lapa, Ponta Grossa e Guarapuava) as temperaturas estão perto e até abaixo dos 15°C!

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 21 de Fevereiro de 2018 - 21 h 44 min

Núcleos de chuva fraca a moderada são registrados no Oeste, no Sudoeste, na RMC e no Litoral. Nos demais setores do Paraná, o tempo é estável, porém com nebulosidade variável. Os ventos passaram a soprar do quadrante sudoeste associados a aproximação de uma massa de ligeiramente seco. Nas próximas horas, a temperatura deve diminuir de forma um pouco mais significativa nas áreas mais altas do Estado.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 21 de Fevereiro de 2018 - 17 h 34 min

Áreas de instabilidade ainda atuam provocam chuvas esparsas entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Paraná. Também há chuvas no Litoral norte de Santa Catarina e no litoral sul do estado de São Paulo. As chuvas que são registradas são típicas da estação do verão; tem tempo de vida curto e atingem poucos bairros de um mesmo município. Esse padrão de tempo pode ser visto na imagem ao lado para o município de Curitiba. 

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2018 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122