Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 29 de Maio de 2016 - 03 h 13 min

Tempo instável com chuvas no estado. Contudo, neste momento as áreas de instabilidade mais atuantes, apresentando chuvas e algumas trovoadas estão presentes ao norte, região do Norte Pioneiro. Na imagem de satélite ao lado, nota-se a concentração mais intensa de nuvens neste setor. Rajadas de vento moderada/forte também podem ocorrer no setor e próximo a região de divisa com São Paulo. 

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 28 de Maio de 2016 - 23 h 23 min

Os radares meteorológicos do Simepar continuam detectando chuvas em grande parte do Paraná. Agora a chuva é mais expressiva entre os municípios do Centro-Sul, Campos Gerais e parte do Norte e Norte Pioneiro, mas segue chovendo em muitas outras cidades do Estado. Entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral as chuvas chegam durante a madrugada, mas com poucas trovoadas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 28 de Maio de 2016 - 20 h 39 min

O tempo segue bastante instável em grande parte do Paraná nesta noite. As chuvas mais fortes, acompanhadas de raios e antecedidas por rajadas de vento, ocorrem entre o Norte, Vale do Ivaí, parte dos Campos Gerais e do Centro-Sul, mas segue bastante chuvoso entre o Norte Novo, Noroeste, Centro-Oeste, Oeste e Sudoeste. Apenas entre os setores sul e leste do Estado, assim como na faixa litorânea, é que ainda não há chuvas, porém o céu está nublado nessas regiões e a tendência é da chuva chegar ao longo da madrugada.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 28 de Maio de 2016 - 17 h 06 min

O tempo segue instável e chuvoso conforme exibe a imagem do radar meteorológico de Cascavel, desde o extremo oeste, fronteira com a Argentina e  Paraguai, até o extremo norte paranaense, divisa com o estado de São Paulo. A estação meteorológica de Diamante do Norte, do INMET, registrou rajada de vento forte de 61,2 km/h. Em termos de chuva, os mairoes volumes registrados até as 05 h foram em Guaíra, 24,4 mm e Assis Chateaubriand, 23,2 mm. Até o período da noite, as áreas chuvosas vão atingir as regiões Norte, Central, Sudoeste e Sul do Estado.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Maio de 2016 - 13 h 45 min

Chuvas de intensidade moderadas a fortes começam a atuar nas regiões oeste e noroeste do Estado, a partir da divisa com Mato Grosso do Sul e fronteira com Paraguai. Na região leste, a nebulosidade segue presente com chuvas fracas/chuviscos entre a Serra do Mar e o litoral. Nas demais regiões, presença de nuvens porém sem registros de chuvas neste começo de tarde.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Maio de 2016 - 11 h 09 min

A instabilidade aumenta nas regiões oeste e noroeste do Estado, devido a aproximação de uma área de instabilidade que avança do Paraguai e Mato Grosso do Sul com chuvas moderadas e acompanhadas de muitas descargas elétricas. Entre os Campos Gerais e leste do Estado, a nebulosidade segue presente com chuviscos ocasionais entre a Serra do Mar e as praias. Na imagem do Radar meteorológico de Cascavel, observa-se a nebulosidade associada a área de instabilidade.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Maio de 2016 - 08 h 55 min

Uma área de instabilidade que se intensifica entre o Paraguai e MS, apresenta um deslocamento em direção a região oeste do Estado, com chuvas acompanhadas de descargas elétricas neste começo de manhã. Nas demais regiões do Estado, presença de muita nebulosidade com registros de chuvas fracas e isoladas. Na imagem do satélite ao lado, observa-se a nebulosidade associada a área de instabilidade sobre o Paraguai.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 28 de Maio de 2016 - 05 h 02 min

Entre o sul e parte do sudeste do país, as temperaturas apresentam uma aproximação, pouca variação entre estas áreas, conforme gráfico de temperaturas abaixo. Em relação a nebulosidade, há muitas nuvens em grande parte das regiões, e conforme imagem de satélite uma maior presença de nuvens, com chuva e algumas trovoadas na região do Paraguai, próximo ao Mato Grosso do Sul.  

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 28 de Maio de 2016 - 01 h 48 min

Muitas nuvens no Paraná e algumas áreas com chuvas fracas. Principalmente em áreas do setor leste e nordeste do estado, as chuvas ocorrem no momento, mas seguem a condição de intensidade fraca. Pela imagem de satélite ao lado, percebe-se que a nebulosidade presente na região, não é tão intensa, possibilitando apenas as chuvas mais fracas e isoladas. 

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Maio de 2016 - 21 h 13 min

Chuvas de fraca intensidade são registradas nas regiões norte e leste do Estado. O vento segue soprando com fraca intensidade nas estações meteorológicas do Simepar.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2016 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122