Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Dezembro de 2014 - 14 h 32 min

Os primeiros núcleos de chuva já são registrados pelo radar meteorológico localizado em Teixeira Soares. Entre Tijucas do Sul e Guaratuba, as chuvas são moderadas e estão acompanhadas de descargas atmosféricas. O tempo continua muito abafado em todas as regiões paranaenses, com temperaturas acima dos 32 °C nas praias e 30 °C nos setores norte e oeste.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Dezembro de 2014 - 10 h 14 min

O calor é expressivo na maioria das regiẽos paranaenses. As temperaturas já aproximam-se dos 30 °C no extremo norte, divisa com São Paulo e também na microrregião de Palmital. Chuvas leves são registradas nos municípios do Alto Paraná, São João do Caiuá, Sertanopólis, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Araucária, União da Vitória, Tijucas do Sul, Piên e Antônio Olinto.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Dezembro de 2014 - 06 h 57 min

Chuvas fracas e esparsas ocorrem no extremo norte do Estado e também entre os Campos Gerais e a região central, como nos municípios de Prudentópolis, Tibagi, Ivaí, Ipiranga e Guamiranga. O tempo na Região Metropolitana de Curitiba amanhece mais quente que nos últimos dias, com temperaturas mínimas entorno dos 17 °C, enquanto que no Litoral, ficaram acima dos 22 °C.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 18 de Dezembro de 2014 - 05 h 33 min

A instabilidade atmosférica segue presente sobre o estado do Paraná neste final de madrugada. Nas regiões noroeste e norte, há registros de chuvas neste momento. Nas demais regiões do Estado, presença de muitas nuvens. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas na última hora.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 18 de Dezembro de 2014 - 01 h 40 min

Neste começo de madruga observa-se muita nebulosidade sobre o Paraná associada a áreas de instabilidades que atuam no Paraguai e Mato Grosso do Sul. No noroeste do Estado, há registros de chuvas fracas neste momento, nas demais regiões muita nebulosidade, porém sem registros de chuva.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 17 de Dezembro de 2014 - 21 h 23 min

A noite começou com poucas mudanças do tempo em relação ao fim da tarde; isto é, segue com tempo mais instável entre os setores noroeste, oeste e sudoeste do Paraná. A nebulosidade aumentou nas outras regiões do Estado, mas ainda está sem registro de chuva e segue bem abafado. Agora as chuvas mais fortes encontram-se em áreas adjacentes ao Paraná, sobre o Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 17 de Dezembro de 2014 - 18 h 21 min

Fim de tarde com chuvas entre as áreas do noroeste, oeste e sudoeste do Paraná. Nas demais regiões do Estado há bastante nebulosidade e está abafado, mas ainda sem ocorrência de chuva significativa. Por enquanto, a mudança de tempo ocorre a partir das regiões mais próximas aos países vizinhos, Argentina e Paraguai, onde a instabilidade atmosférica é mais elevada; nas regiões paranaenses o risco de temporais aumenta bastante até amanhã.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 17 de Dezembro de 2014 - 14 h 52 min

A instabilidade atmosférica aumenta lentamente sobre os setores oeste e sudoeste do Paraná, fronteira com o Paraguai e a Argentina. As chuvas acumulam os 14,2 mm em Foz do Iguaçu, Guaíra, 8,0 mm e 10,2 mm em São Miguel do Iguaçu. A imagem de satélite no canal do visível mostra a nebulosidade sobre o Paraná e regiões vizinhas. Faixas norte e leste, o Sol predomina e faz muito calor.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 17 de Dezembro de 2014 - 11 h 10 min

As temperaturas já ultrapassam os 25 °C nos extremos oeste e leste do estado do Paraná. No Paraguai, há observação de chuvas intensas acompanhadas de muitas descargas atmosféricas. Na faixa norte do Paraná, os índices de umidade relativa do ar estão baixos, próximos dos 45 %.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 17 de Dezembro de 2014 - 07 h 44 min

O mapa das temperaturas mínimas de hoje ilustra bem as áreas mais frias das regiões Sudeste e Sul do Brasil, situadas nas regiões serranas. Além disso também nota-se que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentam os maiores valores. No Paraná, extremo oeste, fronteira com o Paraguai, o calor já é significativo, com mínima acima dos 23 °C. Curitiba apresentou um dos menores registros de mínima hoje no Estado, 12,7 °C.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122