Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Outubro de 2014 - 05 h 09 min

Neste final de madrugada a nebulosidade segue presente entre as regiões sul e leste do Estado, com chuviscos ocasionais entre a RMC e o litoral. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas às 5h pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR. Observa-se um maior resfriamento entre as regiões centro-sul e sul do Estado, devido ao ingresso de um ar mais frio vindo do Sul do País. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 22 de Outubro de 2014 - 02 h 28 min

Madrugada de tempo estável em grande parte das regiões do Paraná. Observa-se muita nebulosidade entre as regiões dos Campos Gerais e o litoral, com registros de chuviscos ocasionais entre a RMC e a Serra do Mar. Nas demais regiões, pouca nebulosidade e temperaturas em torno dos 20,0 ºC entre o oeste e noroeste do Estado.

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Outubro de 2014 - 21 h 56 min

Noite de tempo estável no Sul do País. No Paraná a menor temperatura está sendo registrada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A imagem ao lado mostra a distribuição das temperaturas registradas na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR às 21 horas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Outubro de 2014 - 19 h 05 min

Início de noite de tempo estável no Paraná. A imagem ao lado mostra os valores de umidade relativa mínima (%) registrados na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Outubro de 2014 - 15 h 38 min

Tarde de céu claro na maior parte do Estado. As maiores temperaturas são registradas nas regiões oeste e norte do Estado, como mostra a imagem ao lado, com os dados das estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 21 de Outubro de 2014 - 12 h 28 min

Uma maior presença de nuvens no Paraná ocorre no setor leste, por conta dos ventos com umidade do mar. Entre o sul e o leste, setores com uma maior presença de nuvens, as temperaturas apresentam uma elevação mais lenta, em parte pela nebulosidade com menor presença de Sol, mas também pelo ingresso de um ar mais frio e também pela altitude destas áreas em relação ao nível médio do mar. Nas demais áreas do Paraná o Sol predomina e as temperaturas são mais expressivas. Pela imagem de satélite ao lado, é possível notar o panorama da nebulosidade na região e alguns valores de temperatura no momento anotados na figura.

.     

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 21 de Outubro de 2014 - 07 h 53 min

O dia amanhece com temperaturas amenas entre o centro sul e o sudeste do Paraná. No mapa são plotadas as temperaturas mínimas registradas nas estações meteorológicas automáticas da rede do SIMEPAR/INMET.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Outubro de 2014 - 05 h 16 min

A nebulosidade segue presente sobre as regiões paranaenses neste final de madrugada. Neste momento não há registros de chuvas no Estado, porém no decorrer do dia, entre a RMC e o litoral as condições são favoráveis a ocorrência de chuviscos ocasionais devido a incursão dos ventos do Oceano Atlântico que mantém muitas nuvens no setor leste do Estado. O mapa ao lado, mostra as temperaturas mínimas registradas pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Outubro de 2014 - 02 h 19 min

Madrugada com muita nebulosidade sobre as regiões paranaenses. Há registros de chuviscos ocasionais apenas em alguns pontos da Serra do Mar. Entre o oeste e norte, temperaturas em torno dos 19,0 ºC, em Curitiba e região metropolitana em torno de 12,0 ºC.

Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 20 de Outubro de 2014 - 22 h 32 min

Não há mais registro de chuvas no Paraná. A temperatura mínima registrada na última hora na rede de estações meteorológicas do SIMEPAR é mostrada na figura ao lado.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122