Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 29 de Julho de 2014 - 08 h 50 min

A imagem de satélite deste princípio de manhã mostra duas situações distintas sobre o Paraná. A metade oeste já está sendo influenciada pela presença de sol entre poucas nuvens, o ambiente está mais aquecido e com menos umidade no ar. Enquanto que a outra metade do Estado, segue sobre o predomínio de uma grande cobertura de nuvens e as temperaturas estão mais amenas. Na imagem de um modelo de previsão do tempo para o mesmo período, pode ser visualizado que a direção predominante dos ventos no leste do Paraná, é de leste. Isso mantém o transporte de umidade e, consequentemente, a manutenção das nuvens.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Julho de 2014 - 05 h 24 min

Os ventos seguem predominando do Oceano para o continente, e por isso mantêm a umidade elevada desde as praias até os Campos Gerais do Paraná. Entre a Serra do Mar e as praias há o registro de chuviscos ocasionais. Conforme ilustra o mapa ao lado, as temperaturas estão mais baixas nas regiões mais altas do Estado.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Julho de 2014 - 02 h 28 min

A madrugada já não está tão fria quanto aos dias anteriores. A massa de ar frio que se desloca pelo oceano Atlântico, começa a perder força e também a se afastar cada vez mais para o alto-mar. No extremo Oeste as temperaturas estão próximas dos 17 °C. Na Região Metropolitana de Curitiba, variam entre 10 °C no sul até os 14 °C no extremo norte da região. Nos municípios localizados na Serra do Mar há observação de garoa ocasional.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 28 de Julho de 2014 - 23 h 48 min

Poucas alterações nas condições do tempo nas últimas horas. As temperaturas voltam a ficar baixas no leste e centro-sul. A ilustração ao lado mostra a distribuição das menores temperaturas da última hora, a partir da rede de estações meteorológicas do Simepar. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 28 de Julho de 2014 - 19 h 31 min

A noite segue com predomínio de nuvens, frio e garoa isolada em diferentes regiões do Estado. A circulação resultante da massa de ar frio que está no Oceano, ainda próxima ao Paraná, mantém o escoamento de umidade, garantindo a presença de nuvens e das baixas temperaturas. Mas já com base nos modelos numéricos de previsão do tempo, àqueles que simulam o comportamento futuro da atmosfera, há mudança nesse cenário nesta semana. Apesar das temperaturas se manterem mais amenas no amanhecer, o afastamento do sistema frio deve proporcionar uma elevação das temperaturas a partir da tarde da próxima quarta-feira. O calor e a falta de chuvas continua também no fim de semana, onde as temperaturas devem chegar a 30 ºC em municípios do norte e noroeste paranaense.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 28 de Julho de 2014 - 16 h 29 min

Predomínio de sol em diferentes regiões do Estado nesta tarde de segunda-feira. Na região noroeste, divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, há registro de chuva fraca/moderada e com atuação bastante irregular. Sol aparece com pouca nebulosidade apenas no sudoeste. Na região leste o predomínio de nuvens e a proximidade com o sistema frio, mantém a amplitude de temperaturas em somente 5 ºC (Curitiba iniciou o dia com 10,4 ºC e chegou a 15,6 ºC nesta tarde).

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 28 de Julho de 2014 - 14 h 36 min

O setor sudoeste do Paraná tem a presença do sol entre poucas nuvens e isso está fazendo com que as temperaturas tenham uma variação mais padrão ao longo deste dia. Situação diferente está sendo verificada na região da capital paranaense, onde o céu nublado dificulta a elevação das temperaturas. O gráfico ao lado, mostra duas cidades com essas características distintas, Francisco Beltrão e Curitiba. Percebe-se que nas últimas horas teve pouca mudança em Curitiba, enquanto que em F. Beltrão foi rápida a elevação de temperatura nas últimas horas.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 28 de Julho de 2014 - 11 h 28 min

Os ventos do quadrante leste seguem mantendo uma grande incursão de ar úmido em direção ao leste dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com isso, a nebulosidade fica mais concentrada e o sol não aparece. Esse ambiente mantém as temperaturas com pouca variação ao longo do dia e com sensação térmica ainda mais baixa. Nas áreas mais para o interior destes Estados, as nuvens tem um padrão de maior variação e o sol aparece, favorecendo assim para a elevação gradual das temperaturas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 28 de Julho de 2014 - 08 h 25 min

Ao longo da madrugada e no amanhecer desta segunda-feira as temperaturas ficaram ligeiramente mais elevadas que as registradas nos dias anteriores em todo o Estado. Isso mostra que a massa de ar frio começou a perder força com o seu deslocamento em direção ao Oceano. Uma situação de temperaturas amenas, também, durante à tarde foi registrada no domingo no sul, campos gerais e leste do Paraná, em resposta a manutenção da nebulosidade durante todo o dia. A tabela mostra os registros extremos das temperaturas das estações do Simepar nos últimos dias.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Julho de 2014 - 05 h 15 min

A massa de ar frio e seco que atuou no Sul do País no decorrer do final de semana começa a perder força nesta segunda-feira. No Paraná, as temperaturas mínimas registradas até às 05h, apresentam uma elevação em relação as registradas durante os últimos dias. O mapa ao lado mostra as temperaturas mínimas registradas pela rede de estações meteorológicas do SIMEPAR.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122