Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 02 de Outubro de 2014 - 08 h 32 min

A figura mostra a distribuição das temperaturas nas estações meteorológicas automáticas. No noroeste, encontram-se mais elevados enquanto no sul/sudeste o ar menos aquecido e estável provocou uma diminuição da nebulosidade.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 02 de Outubro de 2014 - 05 h 01 min

A projeção atmosférica para esta quinta-feira indica a condição de tempo estável em todo Estado, ou seja, sem condição de chuvas significativas. No interior o sol predomina no decorrer do dia. Já a região leste segue com uma nebulosidade bastante presente, em resposta a os ventos provenientes do quadrante sudeste, que transportam umidade do Oceano ao continente. - observe a ilustração ao lado. Em uma configuração bastante semelhante, a atmosfera deve manter características semelhantes nos próximos dias. A alteração ficará por conta das temperaturas, que devem ter um declínio um pouco mais acentuado.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 02 de Outubro de 2014 - 02 h 23 min

Com o afastamento das chuvas o tempo  voltou a aficar estável nestas últimas horas na maior parte do estado. Apenas na faixa leste, região mais próxima ao Oceano, os ventos mantêm a incursão de umidade e garantem a condição de chuviscos na região. As temperaturas apresentaram um ligeiro declínio mas devem ficar ainda mais baixas nas próximas 24 horas. 

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 01 de Outubro de 2014 - 23 h 48 min

Depois de vários dias consecutivos de chuva forte sobre os Estados da Região Sul do Brasil, a noite desta quarta-feira se mostra com ausência de em todas as regiões. Há poucas nuvens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas no Paraná nuvens cobrem boa parte do Estado. Porém esta nebulosidade não tem desenvolvimento suficiente para provocar chuvas, principalmente de maior intensidade.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 01 de Outubro de 2014 - 20 h 15 min

O mês de setembro fechou com chuvas acima da média climatológica na maioria das regiões do Estado, apenas no litoral é que estes acumulados ficaram ligeiramente abaixo. As chuvas foram mais expressivas no oeste, sudoeste e algumas áreas do noroeste. Com relação as temperaturas, este mês foi ligeiramente mais quente que a média histórica em grande parte do Estado. As temperaturas mínimas ficaram em média até 2ºC acima do histórico em uma faixa que vai do noroeste ao sudoeste. O mês também encerrou com temperaturas máximas em média até 2ºC maiores que a média histórica em boa parte do Estado.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 01 de Outubro de 2014 - 17 h 10 min

O mapa com as temperaturas máximas registradas nas últimas horas, mostra que já há o avanço de um ar menos aquecido sobre o Estado do Rio Grande do Sul. Por lá predomina um ambiente mais estável, com sol mas com o ar mais resfriado, por isso as temperaturas estão amenas. No Paraná a nebulosidade está ainda muito presente, mas a instabilidade atmosférica já diminuiu consideravelmente, em decorrência da aproximação dessa massa de ar estável. No noroeste e parte do oeste a tarde é de temperaturas elevadas, com valores em torno dos 28ºC.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 01 de Outubro de 2014 - 13 h 23 min

Às 12 h o satélite indica como região mais crítica para a ocorrência de chuvas aquela demarcada, em azul claro, no mapa. Na região Sul do Brasil o céu está praticamente encoberto e há períodos de sol entre nuvens.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 01 de Outubro de 2014 - 12 h 48 min

Nas primeiras horas desta quarta-feira as chuvas cessaram no sudoeste e em parte do oeste. No mapa são plotados os acumulados de chuvas nos postos telemétricos entre 00 h às 12 h.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 01 de Outubro de 2014 - 11 h 26 min

As áreas com chuvas mais significativas, nesse momento, concentram-se no norte do Paraná. São chuvas moderadas  a fortes, em alguns pontos são acompanhadas de fortes rajadas de ventos e uma grande concentração de raios.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 01 de Outubro de 2014 - 10 h 59 min

Uma linha de instabilidade, sistema meteorológico que normalmente causa temporais em curto intervalo de tempo, se desloca no sentido oeste para leste. Na figura destaca-se o posicionamento e o deslocamento deste sistema meteorológico, a partir das informações do nosso radar de Cascavel. 

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122