Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 27 de Março de 2017 - 08 h 05 min

O dia amanhece com chuvas em várias regiões do Estado. As precipitações são de fraca intensidade, e não estão acompanhadas por trovoadas. O Sol apare em parte do noroeste e oeste paranaense. Temperatura mínima desta segunda-feira ocorreu em Inácio Martins, com 14,5°C.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Março de 2017 - 04 h 38 min

Áreas de chuva sem raios avançam sobre as regiões central e norte do Paraná. A figura ao lado mostra um mosaico das imagens dos radares meteorológicos do SIMEPAR às 04 horas e 15 minutos. Às 4 horas a temperatura registrada nas estações meteorológicas do SIMEPAR variava entre 15,3 ºC na Lapa e 21,3 ºC em Paranaguá.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 27 de Março de 2017 - 01 h 03 min

As áreas de chuva perderam intensidade nas últimas horas no Paraná. As menores temperaturas são registradas na região metropolitana de Curitiba, enquanto que as mais elevadas são registradas na região litorânea. Faz 15,8 ºC em Curitiba, 21,3 ºC em Guaratuba e 19,7 ºC em Campo Mourão.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 26 de Março de 2017 - 19 h 34 min

A noite é de chuva em várias cidades do noroeste, norte, centro-oeste e parte do oeste do Paraná. Também chove de forma isolada na área central do Estado, enquanto que nas demais regiões apenas há bastante nebulosidade. As temperaturas estão muito próximas aos 20°C na maioria das regiões paranaenses e a sensação ainda é de tempo agradável.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 26 de Março de 2017 - 15 h 29 min

Ao contrário do sábado este domingo tem céu nublado sobre o Paraná, apenas no setor mais ao norte é que o sol aparece um pouco mais. Além da grande cobertura de nuvens há também um ambiente mais instável. Entre o noroeste e o sudoeste chove há várias horas. No noroeste e no oeste as chuvas são bem distribuídas e de moderada intensidade e no sudoeste chove de forma mais isolada. Entre Santa Helena e Umuarama as chuvas estão mais persistentes e destaca-se a estação meteorológica de Guaíra que já acumula 57 mm de chuva até o momento.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 26 de Março de 2017 - 11 h 45 min

A chuva vai avançando lentamente a partir do oeste do Estado, assim como a nebulosidade, que já cobre uma grande parte da metade sul paranaense. A ilustração ao lado mostra uma composição entre a imagem do satélite (identificando as nuvens) e a imagem do radar (posicionando as chuvas). Apesar da mudança nas condições do tempo, a chuva não avança de forma efetiva pelo Paraná no decorrer deste domingo, e os maiores registros devem mesmo se concentrar no extremo oeste. 

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 26 de Março de 2017 - 08 h 37 min

O dia inicia com chuva na fronteira oeste do Estado. A instabilidade aumentou no Paraguai e lentamente a nebulosidade avança para as áreas paranaenses. A ilustração ao lado mostra o posicionamento da chuva na região a partir dos dados de refletividade do radar meteorológico do Simepar. Nas demais regiões, a manhã deste domingo é de nebulosidade variável, com períodos de sol.   

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 26 de Março de 2017 - 04 h 37 min

As áreas de chuva acompanhadas de raios avançam lentamente sobre o Paraguai, em direção ao oeste do Paraná. Até o momento não houve registro de chuva, raios ou rajadas de vento forte no território paranaense. Nas estações meteorológicas do SIMEPAR a temperatura está variando entre 13,4 ºC na Lapa e 23,7 ºC em Guaíra.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 26 de Março de 2017 - 01 h 35 min

Áreas de instabilidades localizadas no Paraguai provocam pancadas de chuva com raios, como mostra a figura ao lado. Contudo, a instabilidade está praticamente parada sobre o Paraguai, sem apresentar deslocamento significativo nas últimas horas. No Paraná o tempo segue estável.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 25 de Março de 2017 - 22 h 21 min

Apesar de ter bastante nuvens no oeste do Paraná, não há registro de chuva nesta noite em nenhuma das regiões do Estado. A sensação é de tempo agradável na maioria das regiões paranaenses, no entanto entre os setores leste e sul as temperaturas estão um pouco mais amenas. Entre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina ocorrem chuvas e trovoadas, mas, por enquanto, essas áreas de instabilidade não avançam até a Região Sul. 

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122