Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Samuel Braun 02 de Março de 2015 - 07 h 45 min

Neste início de manhã há registro de pouca chuva no Paraná, mas o céu segue com muitas nuvens entre os Campos Gerais, RMC e litoral. As temperaturas ficaram amenas nas regiões de maior altitude (região sul, central e RMC), com valores abaixo dos 15°C em vários municípios.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 02 de Março de 2015 - 05 h 26 min

O tempo segue estável em todo o Paraná. Quase não tivemos alterações das condições meteorológicas no Estado nessas últimas horas, pois segue com pouca nebulosidade na maioria das regiões. No entanto, em consequência do tempo mais aberto hoje, o que mais chama a atenção é o declínio das temperaturas; os valores seguiram diminuindo e estão abaixo dos 20ºC em muitas cidades paranaenses, com destaque para o Centro-Sul que tem temperatura, agora, perto dos 13ºC (São Mateus do Sul). Em Curitiba os termômetros marcam 15ºC. O tempo também está firme em Santa Catarina, mas no Rio Grande do Sul está chovendo em grande parte do Estado.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 02 de Março de 2015 - 02 h 44 min

Madrugada de tempo estável nas regiões paranaenses. Depois de vários dias com tempo ainda instável, nesse período em alguma área do Paraná, hoje a chuva deu uma trégua. A nebulosidade está mais variável do leste ao litoral, mas nas demais regiões do Estado é pouca a quantidade de nuvens. As temperaturas estão agradáveis, porém entre a RMC, os Campos Gerais e o Centro-Sul ocorre um declínio mais significativo e já têm algumas cidades com valores em torno dos 15ºC.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 01 de Março de 2015 - 22 h 29 min

Noite de tempo estável em grande parte das regiões do Paraná. Apenas entre a região metropolitana de Curitiba e o litoral, devido a incursão dos ventos do oceano para o continente mantendo a nebulosidade nestes setores, há registros de chuviscos ocasionais. As temperaturas seguem agradáveis entre o oeste e noroeste e também no litoral.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 01 de Março de 2015 - 19 h 22 min

Neste começo de noite, presença de pouca nebulosidade sobre as regiões paranaense, apenas entre a Serra do mar e o litoral, há uma maior concentração de nuvens. Neste momento, apenas em São Miguel do Iguaçu observa-se um núcleo de chuva atuando, nas demais regiões sem registros de chuva. As temperaturas seguem elevadas entre o oeste e noroeste do Estado.

 
Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 01 de Março de 2015 - 16 h 02 min

Temperaturas elevadas nesta primeira tarde de março. Em toda metade oeste, os registros estão superiores a 31 °C. Há pequenos aglomerados de nuvens em desenvolvimento entre o oeste e região norte, que podem evoluir a chuvas rápidas, sem intensidade e persistência. A semana que inicia apresenta condições para chuvas, mas extremamentes dependentes da presença de umidade e do aquecimento diurno. Uma frente fria, com precipitações mais abrangentes, deve chegar apenas no fim da semana ao Paraná. 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 01 de Março de 2015 - 11 h 43 min

No momento nebulosidade mais significativa no Paraná apenas entre o sul e faixa do litoral. Em relação as temperaturas, no gráfico ao lado com dados de temperatura máxima até a última hora, o calor é mais intenso na faixa oeste e em parte do litoral, conforme se pode notar na figura. Temperaturas bastante agradáveis entre o sul, Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba.  

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 01 de Março de 2015 - 07 h 49 min

Poucas nuvens entre o oeste, sudoeste e norte do estado. Já no setor leste do Paraná ocorre uma presença de nuvens maior, conforme imagem de satélite abaixo. No gráfico estão representados os dados de temperatura da última hora para área do mapa, onde se pode notar o comportamento mais ameno das temperaturas na faixa leste da região sul do país e em parte do sudeste, influência do sistema de alta pressão, massa de ar menos aquecido com centro no mar, próximo a estes setores.   

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 01 de Março de 2015 - 05 h 23 min

Poucas alterações nas condições do tempo nas últimas horas sobre o Paraná. A quantidade de nuvens diminuiu um pouco na RMC, permitindo um declínio de temperatura; porém, destaca-se a sensação térmica, que está mais baixa por causa do vento: 14ºC. No litoral paranaense a nebulosidade também se dissipou progressivamente. Nas outras regiões do Estado sem mudanças, isto é, segue nublado entre os Campos Gerais e o Centro-Sul e nebulosidade variável entre os setores norte e oeste.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 01 de Março de 2015 - 02 h 10 min

Madrugada de céu nublado e de temperaturas mais amenas em parte do Paraná. Esta condição de tempo é predominante entre o Litoral, RMC, Campos Gerais e Centro-Sul, áreas que tem influencia direta do ar mais úmido e menos aquecido que é transportado do oceano para o continente. Na Serra do Mar ocorrem chuviscos e garoa. Nas demais regiões do Estado também há bastante nuvens, mas o tempo está mais estável e não há registro de chuva; assim como as temperaturas estão, relativamente, mais elevadas e a sensação é de tempo agradável. Em Curitiba céu encoberto e temperatura de 16ºC.

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122