Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 22 de Novembro de 2014 - 23 h 06 min

Já não há mais registro de chuvas no Paraná. A imagem ao lado mostra a temperatura mínima registrada nas estações meteorológicas do SIMEPAR às 22 horas deste sábado.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 22 de Novembro de 2014 - 19 h 05 min

Áreas de chuva de intensidade moderada a forte são registradas na região oeste do Paraná, entre os municípios de Corbélia e Guaraniaçu, como mostra a imagem do radar meteorológico ao Lado. Curitiba tem céu nublado com temperatura de 24,5ºC.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 22 de Novembro de 2014 - 17 h 42 min

A tarde termina com muita nebulosidade na maior parte do Estado, mas as chuvas observadas são, no geral, fracas e não cobrem grandes áreas. Pelas informações do radar chove entre Guarapuava e a região de Cascavel e também no extremo noroeste. Na capital tempo abafado e sem registro de chuvas no momento.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 22 de Novembro de 2014 - 15 h 17 min

O tempo segue abafado em boa parte do Paraná nesta tarde de sábado. Esta condição de abafamento voltou a favorecer a formação de áreas de instabilidade no interior do Estado (sudoeste, oeste e noroeste preferencialmente). O deslocamento destas instabilidades é de sudoeste para nordeste. No extremo noroeste e norte o céu segue fechado, com chuvas, e temperaturas mais amenas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 22 de Novembro de 2014 - 12 h 13 min

O mapa ao lado mostra a intensidade das rajadas máximas de vento registradas no dia de hoje até o momento. A região dos campos gerais teve a influência de rajadas de vento de forte intensidade no período da madrugada, como por exemplo, em Cerro Azul de 60,5km/h,  em Castro de 73,8km/h e em Ponta Grossa de 54,7km/h. Mais ao norte Ibaiti teve vento de até 55km/h, em Maringá de 58,3km/h e em Paranavaí de 56,2km/h.  

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 22 de Novembro de 2014 - 10 h 44 min

A imagem mostra o acumulado de precipitação registrado pelas estações meteorológicas do Simepar e INMET até as 10h desta manhã. O setor norte do Paraná tem os maiores acumulados de chuva até o momento. Neste setor a chuva está mais persistente e com maior intensidade. No setor oeste a frente fria deslocou no decorrer da madrugada e provocou poucos eventos de chuvas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 22 de Novembro de 2014 - 07 h 38 min

A frente fria segue evoluindo pelo Estado do Paraná neste princípio de manhã de sábado. As chuvas estão atingindo toda a faixa norte, a região central, o leste e o litoral de forma mais regular e com intensidade moderada em sua grande maioria. Mais ao norte a incidência de raios também está maior. Nas demais regiões há chuvas isoladas.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Novembro de 2014 - 05 h 19 min

As áreas de instabilidade espalharam-se sobre todas as regiões paranaenses no decorrer da madrugada. O mapa ao lado mostra as chuvas acumuladas até as 5 h desta manhã. Nota-se que os maiores volumes de chuva foram registrados na metade oeste do Estado, em especial nas três microrregiões em vermelho na figura. No momento as chuvas mais fortes, acompanhadas de muitos raios estão concentrados sobre as regiões Norte, Noroeste, Centro Norte com deslocamento para o Norte Pioneiro.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 22 de Novembro de 2014 - 02 h 33 min

Áreas de instabilidade deslocam-se de sudoeste para nordeste sobre o estado do Paraná. A imagem do radar mostra as áreas chuvosas nas diversas regiões do Estado. As chuvas estão mais intensas do centro para a região Noroeste, setores onde há muitas descargas atmosféricas sendo registradas.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 21 de Novembro de 2014 - 22 h 37 min

A imagem ao lado mostra uma forte linha de instabilidade entrando nas regiões oeste e sudoeste e o seu sentido de deslocamento de sudoeste para nordeste. Associado a esta linha há uma grande concentração de raios e com grande possibilidade de registro de rajadas de vento forte nas próximas horas, principalmente nas regiões oeste e sudoeste do Estado.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122