Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 19 de Setembro de 2014 - 05 h 38 min

O tempo segue muito instável na maior parte do estado do Paraná neste fim de madrugada. As figuras ao lado, dos radares de Cascavel e Teixeira Soares mostram a distribuição das chuvas que ocorrem no momento. As cores em vermelho indicam chuvas moderadas a fortes. O deslocamento preferencial das tempestades é de oeste para leste, ou seja, de Cascavel para Curitiba. Por isso, a sexta-feira será chuvoso em Curitiba e Região Metropolitana, além do Litoral.

   
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 19 de Setembro de 2014 - 00 h 57 min

A imagem do radar mostra que o Paraná tem várias áreas de chuva espalhadas pelo Estado. No extremo nordeste do Paraguai e sudeste do Mato Grosso do Sul, observa-se uma tempestade intensa, com incidência de descargas atmosféricas. Essa área de instabilidade vai atingir os municípios do oeste do Paraná, como Altônia, Guaíra, Terra Roxa, São Jorge do Patrocínio e outros próximos.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 18 de Setembro de 2014 - 23 h 17 min

Várias tempestades ainda são observadas no Estado. Destaque para uma linha de instabilidade que avança pelo oeste, entre Guaraniaçú e Campina da Lagoa , e também no norte, próximo a Londrina. Do Paraguai também deslocam-se áreas de chuva, que volta a instabilizar o tempo na fronteira nas próximas horas. Na RMC e litoral chuvas fracas/moderadas, com algumas descargas atmosféricas.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 18 de Setembro de 2014 - 20 h 59 min

A condição de instabilidade persiste nesta noite em boa parte do Paraná. As chuvas são mais fortes, acompanhadas por muitas trovoadas, no noroeste, sudoeste e centro-sul. Na RMC as instabilidades são isoladas, com trovoadas isoladas. Em Palmas a precipitação acumulada já passou dos 60 mm.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 18 de Setembro de 2014 - 18 h 10 min

O tempo segue bastante instável no sul, sudoeste e oeste do Paraná neste início de noite. Os acumulados de chuva em várias estações meteorológicas já ultrapassou os 40 mm (Pato Branco, Francisco Beltrão e Palmas, por exemplo). No noroeste os temporais são isolados, mas acompanhados por grande quantidade de raios.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 18 de Setembro de 2014 - 15 h 40 min

As áreas de instabilidade seguem deslocando-se pelo Paraná. Nas regiões mais próximas a Santa Catarina as precipitações são mais fortes, acompanhadas por trovoadas em vários pontos. No norte e no noroeste o Sol ainda predomina, com temperaturas elevadas.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Setembro de 2014 - 13 h 15 min

As chuvas ganharam intensidade e já estão fortes em vários pontos da "metade sul" do Paraná; além disso, ocorrem muitas descargas atmosféricas (raios) entre os setores oeste, sudoeste e sul do Estado. Os radares meteorológicos do Simepar mostram a localização dessas áreas de chuva neste começo de tarde. Ressalta-se que a condição é favorável aos temporais de hoje para amanhã na Região Sul, com acumulado de chuva bastante expressivo entre o Paraná e Santa Catarina.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Setembro de 2014 - 10 h 43 min

O tempo está bastante instável entre os setores oeste, sudoeste e sul do Paraná, com chuvas e trovoadas. Chove com intensidade fraca a moderada em muitas cidades nesse momento, conforme pode ser visto através do radar meteorológico do Simepar em Cascavel. A condição é de instabilidade e o risco de temporal aumenta nas próximas horas e, por isso, poderemos ter vento forte e mais ocorrência de raios.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 18 de Setembro de 2014 - 07 h 58 min

A manhã desta quinta-feira já começou com o tempo mais instável nos extremos oeste e sudoeste do Paraná; por enquanto, as chuvas são bastante isoladas e atingem mais os municípios das áreas de fronteira com a Argentina e divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões do Estado há bastante nuvens, mas o sol aparece na maioria das cidades. A sensação de tempo abafado predomina nas próximas horas.

Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Setembro de 2014 - 05 h 44 min

A imagem do radar meteorológico de Cascavel mostra que há várias áreas de instabilidade no Paraguai e na Argentina. Durante o período da manhã estás áreas podem evoluir sobre os municípios paranaenses, contudo ainda não espera-se eventos severos no Paraná.

 
Instituto Tecnológico Simepar 2014 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122