Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 29 de Agosto de 2015 - 08 h 25 min

A figura mostra a diferença nas temperaturas registradas no amanhecer do dia de ontem e de hoje, pelas estações meteorológicas do Simepar e INMET. Percebe-se que o comportamento foi bem diferente entre as diversas regiões do Paraná: hoje as temperaturas mínimas ficaram mais baixas no setor mais ao norte, litoral e parte do oeste, com valor mais expressivo em Telêmaco Borba, onde ontem as 07 h fez 12 ºC e hoje 6 ºC; por outro lado ocorreu um aquecimento também expressivo na região da Lapa, onde ontem fez apenas 5 ºc e hoje 11 ºC. 

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 29 de Agosto de 2015 - 04 h 16 min

O frio perdeu força em todas as regiões paranaenses. O mapa mostra que o frio mais significativo se concentra nas regiões serranas do estado do Paraná. Na região de Curitiba, a nebulosidade é variável devido a umidade proveniente do oceano Atlântico e também da Serra do Mar. O fim de semana será de tempo agradável devido ao predomínio de Sol.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 28 de Agosto de 2015 - 21 h 55 min

A noite desta sexta-feira é de tempo estável e com rápido declínio de temperatura no Paraná. A ausência de nuvens facilita a diminuição das temperaturas em todo o Estado, mas é entre o leste, centro e sul que so valores já estão mais baixos, regiões com os termômetros marcando quase 11°C. Em contrapartida, Entre os setores noroeste e norte ainda faz 20°C em muitas cidades e o declínio, nas próximas horas, ocorre de forma mais gradual. E a previsão para o fim de semana é de sol e de expressivo aquecimento. Aproveite!!!

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 28 de Agosto de 2015 - 17 h 33 min

Os temporais desta semana causaram danos e prejuízos em muitas cidades do Paraná, principalmente em função das fortes rajadas de vento produzidas pelo avanço rápido de uma frente fria pelo Estado. Os prognósticos dos modelos meteorológicos de previsão do tempo, simuladores computacionais, já indicavam uma alta probabilidade de ocorrência de eventos severos com alguns dias de antecedência para as regiões paranaenses, tanto que já informávamos através do nosso site, nas redes sociais e na mídia a mudança do tempo prevista entre as últimas quarta (26) e quinta-feira (27). No entanto, uma ferramenta meteorológica foi essencial para o monitoramento dessas tempestades e que permitiu que a equipe de meteorologistas do Simepar pudesse elaborar avisos e alertas meteorológicos com uma maior precisão para a Defesa Civil e a população paranaense: o radar meteorológico de Cascavel. Este equipamento funciona há pouco mais de 1 ano e, através de suas imagens, é possível identificar chuvas e estimar a intensidade das tempestades originadas nas regiões do Paraguai, nordeste da Argentina, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, com um nível de detalhamento bastante alto; situação que não era assim quando o Simepar possuía apenas o radar meteorológico de Teixeira Soares, pois o mesmo não permite a detecção da intensidade dos eventos meteorológicos nas regiões citadas anteriormente. Com os dois radares atuando em conjunto, o meteorologista pode ter uma ideia muito superior de como as tempestades podem chegar ao Paraná e quais os possíveis fenômenos que as mesmas podem causar (ventos, granizo, chuvas). Assim, já algumas horas antes sabíamos que a frente fria realmente aumentaria muito o risco de vendavais e de pancadas fortes de chuva nas regiões do Paraná. E foi entre 20h e 21h da noite de quarta-feira que pudemos elaborar os alertas mais específicos desses temporais, emitir e disseminar esses avisos rapidamente para o estado do Paraná. O resultado das intempéries todos sabemos, mas quem acompanha diariamente e de forma mais frequente as informações meteorológicas, reproduzidas em todos os canais de comunicação do Simepar, já tinha noção do que poderia enfrentar, principalmente na madrugada de quinta-feira. Por fim, ressaltamos que é de extrema importância as informações geradas pelos radares meteorológicos do Paraná porque sem eles o monitoramento, a previsibilidade de tempestades e a qualidade do nosso trabalho não seriam os mesmos.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 28 de Agosto de 2015 - 13 h 23 min

Nessa sexta-feira o que predomina no Paraná é um ar mais seco e, por isso, a presença do Sol foi constante no período da manhã e continuará nas próximas horas em todas as áreas. Apenas no litoral é que há um pouco mais de nuvens devido a maior disponibilidade de umidade dessa região. No início da tarde há uma elevação significativa nas temperaturas, em vista do maior resfriamento da última madrugada. Na figura há alguns valores de temperatura máxima registrada às 13 horas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 28 de Agosto de 2015 - 08 h 55 min

Ao longo do período noturno houve uma advecção de ar mais frio e mais estável sobre a Região Sul do Brasil, parte de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Essa nova massa de ar provocou o declínio das temperaturas entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Os dados das estações meteorológicas do Simepar e INMET são mostrados na figura ao lado. Destaca-se o resfriamento mais acentuado para a região entre o sul do Paraná e a serra gaúcha.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 28 de Agosto de 2015 - 06 h 00 min

As temperaturas na última hora no Paraná, já apresentam valores mais baixos em grande parte da metade sul do estado, conforme se pode notar pelo gráfico ao lado. Na região de Palmas a temperatura chega aos 4 ºC, em Entre Rios aos 4,3 ºC e em Curitiba aos 8,5 ºC. Em áreas mais ao norte do estado a nebulosidade pode causar algum chuvisco isolado neste final de madrugada.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 28 de Agosto de 2015 - 01 h 42 min

O céu entre o centro e o norte do Paraná tem um presença de nebulosidade que contrasta com parte da metade sul do Estado. Na imagem de satélite ao abaixo se pode notar esta diferença, o que também favorece para que as temperaturas tenham declínio maior no sul. No gráfico de temperaturas os dados da primeira hora na região, com valores mais baixos no sul do Paraná.

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 27 de Agosto de 2015 - 21 h 38 min

A noite é de declínio de temperatura e de tempo estável nas regiões do Paraná. No Centro-Sul as temperaturas já estão mais baixas e os valores se aproximam dos 10°C em algumas cidades, como, por exemplo, em Palmas e General Carneiro. A diminuição das temperaturas ao longo da noite é facilitada pela ausência de nuvens no Estado. Apesar deste leve resfriamento, a boa notícia é que não há perigo algum de temporais nesta próxima madrugada nas regiões paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 27 de Agosto de 2015 - 17 h 44 min

A frente fria, que causou os temporais entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, atravessou o Paraná de forma muito rápida, com uma velocidade maior do que normalmente passa pelas regiões do Estado. A animação mostra o mosaico das imagens dos radares meteorológicos do Simepar, de Cascavel e de Teixeira Soares, os quais permitiram o acompanhamento das chuvas sobre as regiões paranaenses. As condições meteorológicos nesse período e a própria velocidade de deslocamento do sistema frontal favoreceram a ocorrência de rajadas de vento fortes em praticamente todas os municípios. Para visualizar a animação, clique na figura ou aqui.

Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122