Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 27 de Junho de 2017 - 18 h 21 min

Mais uma tarde de brilho do Sol e tempo seco em quase todas as regiões do estado do Paraná. Os índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo dos 50,0 % em diversos municípios como mostra a figura ao lado; inclusive na Capital, 42,7 %. Entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, áreas de instabilidade provocam chuvas com alguns raios, mas que por enquanto não avança sobre o Sul do Brasil.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 27 de Junho de 2017 - 13 h 05 min

Tempo estável no Paraná com algumas nuvens no céu entre o oeste, sul e litoral sul do estado. Nas demais regiões o Sol predomina. Em relação as temperaturas, os maiores valores no momento são observados em áreas ao norte, oeste e litoral, próximo dos 25 ºC.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 27 de Junho de 2017 - 08 h 21 min

Manhã de temperaturas novamente um pouco baixas no estado, conforme mapa da última hora pelas estações do SIMEPAR abaixo. Na imagem de satélite, pelo canal visível do GOES 13, também da última hora, percebe-se embora de forma um pouco tênue, a presença de nebulosidade baixa/nevoeiros no Paraná.  

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 27 de Junho de 2017 - 03 h 28 min

Madrugada de tempo estável no Paraná. Há mais nuvens e nevoeiros entre as cidades da "metade sul" do Estado, enquanto nas áreas mais ao norte está praticamente com céu limpo. As temperaturas estão amenas entre a RMC, os Campos Gerais e o Centro-Sul, com valores próximos aos 10°C em muitos municípios.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 26 de Junho de 2017 - 21 h 58 min

A noite desta segunda-feira apresenta grande contraste de temperatura entre as regiões Oeste, Noroeste e Sul, centro-sul. Podemos observar esse comportamento na figura ao lado. Enquanto no sul, as temperaturas estão abaixo dos 10,0 °C, no noroeste, estão perto dos 20 °C. Durante a madrugada o tempo vai continuar estável em todas as áreas do Paraná.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 26 de Junho de 2017 - 18 h 06 min

A tarde no estado do Paraná foi de temperaturas agradáveis devido ao predomínio de Sol, porém como o ar é seco, os índices de umidade relativa do ar ficaram baixos na maioria das regiões paranaenses. A figura ao lado mostra os menores valores da umidade do ar no Paraná. O valor foi mais baixo nos municípios de Foz do Iguaçu, de São Miguel do Iguaçu e de Marechal Cândido Rondon, 33,0 %. Durante a noite, o frio já não será tão expressivo, inclusive nos setores mais gelados do Estado, como sul, centro e Campos Gerais.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 26 de Junho de 2017 - 14 h 11 min

Embora com a presença de uma massa de ar mais frio na região do Paraná, a condição de poucas nuvens e predomínio de Sol, faz com que as temperaturas se elevem mais, mesmo sendo de forma lenta até a tarde. No mapa ao lado, com dados de temperatura da última hora, percebe-se valores já acima dos 25 ºC em áreas do oeste/noroeste.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 26 de Junho de 2017 - 08 h 14 min

Em grande parte do Paraná o céu apresenta-se com poucas nuvens a claro. Contudo, entre os setores sul e Campos Gerais até região metropolitana de Curitiba, observa-se uma presença de nebulosidade baixa, nevoeiros que marcam presença neste amanhecer, conforme imagem pelo canal visível do GOES 13. Em relação as temperaturas, entre o sul e o sudeste do estado, foram registrados os menores valores ao amanhecer, conforme se pode notar no mapa com dados de temperatura abaixo.   

   
Foto Meteorologista
Samuel Braun 26 de Junho de 2017 - 03 h 14 min

Seguimos com a massa de ar seco predominando em boa parte do estado, ou seja, na maioria das regiões a madrugada continua com pouca nebulosidade. Nos Campos Gerais, RMC e no litoral há presença de nuvens baixas e/ou nevoeiros, mas sem chuva associada. Temperaturas amenas na região central e sul da RMC, com valores abaixo dos 10°C. Já na fronteira com o Paraguai e divisa com o Mato Grosso do Sul as temperaturas estão mais elevadas: acima dos 17°C.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 25 de Junho de 2017 - 23 h 50 min

A noite deste domingo tem um pouco mais de nuvens que no mesmo período de ontem. Há uma formação de nebulosidade maior sobre o Sul do Paraguai e também no sul de Mato Grosso do Sul, mas que não provocam nenhum evento de chuva. Apenas contribui pra haver um pouco mais de umidade do ar disponível sobre o Paraná. A nebulosidade sobre o estado paranaense são baixas e apenas impedem um resfriamento mais rápido nas últimas horas. A condição ainda é de estabilidade atmosférica em toda a Região Sul do Brasil.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122