Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Fevereiro de 2017 - 14 h 39 min

Mais uma tarde muito quente em todo o Paraná, consequência da massa de ar seco e quente que predomina sobre o Estado há alguns dias e inibe a formação de nuvens com potencial para provocar chuvas. Os dados de temperatura das estações meteorológicas mostram que novamente o oeste paranaense tem os mais elevados valores, entre 35 ºC e 36 ºC em vários municípios. A umidade relativa do ar é inversamente proporcional a temperatura e nessa hora de maior calor a umidade fica mais baixa. E justamente o oeste tem o ambiente mais seco comparado com as demais localidades, entre 30 % e 40 %.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Fevereiro de 2017 - 11 h 31 min

A manhã de hoje se mostra com maior distribuição das nuvens sobre a Região Sul do Brasil. No Paraná e em Santa Catarina há apenas nuvens em alguns setores mas o ambiente segue ainda muito estável e sem chuva. A situação é diferente no Estado gaúcho onde o céu está nublado e há chuva em vários municípios, inclusive algumas áreas onde a chuva está mais forte e com incidência de raios. Em termos de calor, o oeste paranaense se destaca nesta manhã onde os valores já alcançam os 32 ºC.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Fevereiro de 2017 - 08 h 18 min

Ao longo do dia de ontem as temperaturas novamente ficaram muito elevadas em grande parte da Região e esse resfriamento noturno foi mais expressivo na Região Metropolitana de Curitiba, no sul do Estado e no centro-sul de Santa Catarina. O calor continuou intenso durante a madrugada em todo o litoral do Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, assim como no oeste/noroeste destes três estados. O Mato Grosso do Sul também não teve trégua no forte calor. Hoje a condição é de mais um dia muito quente em todos esses Estados.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 21 de Fevereiro de 2017 - 03 h 25 min

Há uma presença mais significativa de nuvens entre o litoral, RMC e parte dos Campos Gerais nesta madrugada, com observação de chuviscos/garoa na região da serra do Mar. Entre o oeste, sudoeste e centro-sul também há presença de nebulosidade, mas que não provocam chuvas. Temperaturas bastante elevadas na fronteira com o Paraguai e divisa com o Mato Grosso do Sul, com valores acima dos 25°C em várias cidades. Chuvas com raios são registradas entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 20 de Fevereiro de 2017 - 21 h 54 min

A noite ainda é de temperatura elevada do norte ao oeste do Paraná. Nas últimas horas choveu em algumas cidades do setor oeste, mas agora a chuva já cessou. O predomínio é de nebulosidade variável no Estado. Entre a RMC e os Campos Gerais a temperatura apresenta um declínio mais significativo do que nas outras regiões paranaenses durante a madrugada, ou seja, não vai ficar tão abafado quanto nos últimos dias no período noturno.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 20 de Fevereiro de 2017 - 17 h 04 min

Tarde de intenso calor no Paraná. As temperaturas superaram os 30°C em praticamente todos os municípios do Estado na tarde desta segunda-feira. No oeste paranaense tivemos os valores mais altos de temperatura nos termômetros, com destaque para Palotina, Toledo e São Miguel do Iguaçu: 37,5°C.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 20 de Fevereiro de 2017 - 14 h 24 min

A tarde começa com temperaturas elevadas em todo o estado. No mapa mostramos a distribuição das maiores temperaturas registradas às 14 h nas estações meteorológicas automáticas.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Fevereiro de 2017 - 11 h 35 min

Manhã de segunda-feira com predomínio de sol e temperaturas com rápida elevação. Na imagem de satélite podemos verificar que apenas na região da Serra do Mar é que há um pouco mais de nuvens, mas são nuvens do tipo cumulus que não estão associadas a chuvas. Na figura há alguns valores de umidade do ar e temperatura registrados nesse momento. O setor entre o oeste e noroeste o calor é intenso e os termômetros já registram valores acima dos 30 ºC com baixa umidade do ar.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 20 de Fevereiro de 2017 - 08 h 34 min

Na tarde de ontem as temperaturas estiveram extremamente elevadas no Paraná. Às 15 h eram poucas as estações que registravam valores inferiores aos 30 ºC. No Planalto Central, região de Guarapuava, alguns núcleos de nebulosidade provocaram chuvas rápidas. No mapa o registro das maiores temperaturas às 15 h com destaque para os 35 ºC em Curitiba (bairro Jardim das Américas). Esta temperatura de Curitiba foi a maior registrada até o momento, neste verão.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 20 de Fevereiro de 2017 - 07 h 22 min

Depois de um dia extremamente quente em todo o Paraná a madrugada desta segunda-feira também se apresentou ainda muito quente e abafada. Nos extremos do Estado as temperaturas não diminuíram dos 22 ºC ao longo de todo esse período noturno. Apenas na região entre os Campos Gerais, o sul e a Região Metropolitana de Curitiba é que no final da madrugada as temperaturas ficaram um pouco mais baixas.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122