Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 10 de Dezembro de 2017 - 20 h 18 min

O ar mais estável que predomina em todo o Paraná interfere nos valores de umidade relativa do ar ao longo deste domingo. Tivemos um dia com grande parte do tempo onde os índices de umidade ficaram baixos, abaixo de 50 %. A figura mostra os menores valores, as regiões mais secas e visualiza-se que os índices ficaram abaixo dos 30 % na maioria dos setores. Apenas o litoral, que pela própria proximidade com o mar, manteve os índices mais baixos acima de 40 %.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 10 de Dezembro de 2017 - 15 h 51 min

O tempo permanece estável em grande parte da Estado, apenas entre os municípios de Sengés, Cerro Azul e Adrianópolis, há registros de pancadas de chuvas isoladas. Nas demais regiões, presença de poucas nuvens o que deixa o tempo abafado, como mostra o mapa ao lado das temperaturas máximas registradas às 15h.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 10 de Dezembro de 2017 - 11 h 05 min

Desde as primeiras horas da manhã alguma nebulosidade é observada na região do Paraná, conforme imagem de satélite GOES 13, canal visível abaixo. Na faixa do litoral com maior concentração de nuvens tivemos chuva nas primeiras horas da manhã e também em Curitiba choveu. Em relação as temperaturas no estado no momento, percebe-se no mapa valores próximos dos 30 ºC ao norte do estado. 

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 10 de Dezembro de 2017 - 08 h 13 min

O domingo inicia com muitas nuvens no Leste e alguma chuva na faixa do Litoral do Paraná. Em relação as temperaturas, no extremo sul paranaense, valor abaixo dos 10 ºC foi registrado, conforme mapa com menores temperaturas até a última hora. Na metade norte do Paraná, o padrão de temperaturas se destaca em relação a metade sul, sendo mais elevado, com exceção da faixa do litoral, que também apresenta uma média mais elevada, veja no mapa abaixo.

   
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 10 de Dezembro de 2017 - 04 h 36 min

Apesar de ter bastante nuvens entre as áreas mais ao norte e leste do Paraná, não há registro de chuva significativa nessa madrugada. Nas outras regiões do Estado o tempo está mais estável e com pouca nebulosidade, condição que proporciona uma maior oscilação das temperaturas. A sensação é de tempo agradável na maioria das cidades paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 09 de Dezembro de 2017 - 22 h 49 min

Os primeiros oito dias deste mês de dezembro está sendo marcado por eventos de chuvas isoladas em sua maioria. Ou seja, grande parte dos acumulados de chuva, não estão associados a sistemas mais organizados, como de uma frente fria. Por isso, muitas vezes as estações meteorológicas refletem apenas as chuvas que ocorreram na referida localidade. Observa-se que há alguns núcleos onde a chuva foi mais abundante, como no noroeste, sudoeste e de forma mais expressiva na região de Telêmaco Borba. Neste município choveu bastante no dia 07/12, onde o acumulado chegou aos 74,6 mm. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 09 de Dezembro de 2017 - 19 h 20 min

O sábado tem a presença do Sol entre grande variação de nebulosidade e um ar aquecido em todo a Região Sul do Brasil. As temperaturas máximas ficaram próximas ou acima dos 30 ºC em boa parte dessa região. A exceção fica por conta de uma pequena área da serra e litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Agora com o entardecer, no Paraná, há um declínio nas temperaturas que deve ser mais acentuado no sul e na Região Metropolitana de Curitiba.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 09 de Dezembro de 2017 - 14 h 55 min

Com algumas nuvens no céu neste momento no estado, as temperaturas mais elevadas do início da tarde eram observadas na faixa oeste, conforme mapa abaixo com dados de temperatura máxima das 13 horas. Valores mais agradáveis de temperaturas ocorrem no sudeste do estado.  

   
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 09 de Dezembro de 2017 - 11 h 34 min

Diminui a nebulosidade no leste do Paraná, conforme se pode notar pela imagem de satélite ao lado, se comparado com a publicação anterior na palavra do meteorologista. A tendência para as próximas horas e de que o Sol também predomine no setor, que amanheceu com muitas nuvens a encoberto. Em relação as temperaturas, a tendência para as próximas horas é de elevação, com previsão de calor mais intenso em algumas regiões do estado. 

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 09 de Dezembro de 2017 - 08 h 15 min

O dia começa no estado com muitas nuvens na faixa leste. Não há chuva, mas o céu fica mais encoberto em parte do setor, possibilitando também algum nevoeiro em pontos de serra, principalmente entre o Sul e os Campos Gerais, com visibilidade reduzida nas primeiras horas da manhã. Nas demais áreas poucas nuvens e o Sol já brilha ao amanhecer, conforme se pode notar pela imagem de satélite GOES 13, canal visível ao lado, com destaque ao panorama da nebulosidade no momento. 

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122