Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 01 de Abril de 2015 - 11 h 47 min

A manhã desta quarta-feira se apresenta com sol entre poucas nuvens sobre o Estado do Paraná e nas regiões próximas. A imagem do satélite mostra que há um pouco mais de nuvens na faixa norte, sendo de nuvens altas e que não provocam chuvas. Na região dos campos gerais e leste há também um pouco mais de nuvens, estas sendo de nuvens baixas e que apenas diminuem a incidência solar. Já faz calor no Estado: em Antonina, Paranaguá e Cambara faz 29ºC no momento. 

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 01 de Abril de 2015 - 08 h 15 min

Hoje as Regiões do Sul e parte do Sudeste do Brasil tiveram um período noturno e um amanhecer com características típicas de outono. Isso quer dizer que as temperaturas ficaram amenas e até relativamente baixas nas regiões de serra e no extremo oeste do Rio Grande do Sul. O ambiente seco deixou o céu com poucas nuvens e favoreceu para a diminuição das temperaturas mínimas. Nestas primeiras horas da manhã há formação de nevoeiros em alguns pontos e que logo irão se dissipar.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 01 de Abril de 2015 - 05 h 16 min

Nebulosidade variável em parte do Paraná neste final de madrugada de quarta-feira, mas sem chuva associada. Em alguns pontos dos Campos Gerais e Vale do Ribeira há redução da visibilidade, situação cada vez mais típica no Estado durante o outono. Na RMC o céu encontra-se com nuvens baixas. Frio no centro-sul, com valores próximos aos 10°C em Palmas.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 01 de Abril de 2015 - 02 h 06 min

O tempo segue estável nesta madrugada no Paraná, com mais nuvens no noroeste e no norte. Novamente faz mais frio no sul do Estado, na região de Palmas, com temperaturas próximas dos 12°C. No litoral valores acima dos 20°C.

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 31 de Março de 2015 - 22 h 20 min

A noite transcorre com tempo estável no Paraná, pois as áreas de chuva cessaram entre o noroeste e norte do Estado. No geral a nebulosidade está variável, mas é entre os Campos Gerais e o setor norte que há mais nuvens nesse momento. No sul paranaense o declínio de temperatura é mais acentuado e, agora, faz 15ºC entre as regiões de Guarapuava e Palmas. Em Curitiba céu com poucas nuvens e temperatura em torno dos 18ºC nos termômetros.

Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 31 de Março de 2015 - 18 h 35 min

Anoitecer com sensação de tempo agradável na maioria das regiões do Paraná. A cobertura de nebulosidade está bastante variável no interior do Estado, enquanto que do leste ao litoral a quantidade de nuvens é menor. Nos extremos noroeste e norte há registro de chuva em várias cidades, conforme detecta o radar meteorológico do Simepar. Nas próximas horas a temperatura diminui gradativamente, mas nas áreas de serra do declínio é um pouco mais rápido.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 31 de Março de 2015 - 14 h 21 min

As temperaturas seguem amenas nos municípios de divisa do Paraná com o estado de Santa Catarina neste início de tarde. Nos demais setores do Estado, o Sol brilha forte e o tempo está quente, com temperaturas acima dos 30 °C na região do Litoral e na faixa norte. Como a massa de ar que predomina no Paraná é seco, os índices de umidade relativa do ar estão baixos nas diversas regiões, com valores entorno dos 40 % nos Campos Gerais, Sudoeste e Centro Norte.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 31 de Março de 2015 - 10 h 18 min

A imagem de satélite no canal do visível mostra a nebulosidade associada a formação de nevoeiros sobre os principais rios do estado do Paraná, fenômeno meteorológico típico da estação do outono. Entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o Sol brilha forte, e com isto as temperaturas se elevam rapidamente nas praias, tanto que as temperaturas já se aproximam dos 30 °C em Paranaguá.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 31 de Março de 2015 - 07 h 39 min

O deslocamento de uma massa de ar seco e ligeiramente frio sobre o Sul do Brasil favoreceu ao declínio das temperaturas nos três estados da região Sul. No Paraná, as temperturas mínimas ficaram próximas dos 10 °C na região Sul, divisa com o estado de Santa Catarina. O Sol brilha forte entre a Capital e as praias paranaenses. Na faixa norte, ainda há observação de nuvens, contudo sem registro de chuvas.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 31 de Março de 2015 - 04 h 16 min

Tempo estável nesta madrugada em todo Paraná, com presença de nuvens baixas e/ou nevoeiros no centro-sul, parte dos Campos Gerais, RMC e Vale do Ribeira. As temperaturas estão baixas nas regiões mais altas do Estado, com destaque para a região de Guarapuava e Palmas, onde temos valores na casa dos 11°C.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2015 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122