Julho/2018 bastante seco no Paraná.

Durante o mês de julho/2018 novamente observamos chuvas abaixo das médias históricas no Paraná. O bloqueio atmosférico atuou durante praticamente todo mês, dificultando o avanço das frentes (especialmente no noroeste e no norte). Até tivemos alguns sistemas frontais que deslocaram-se pelo Estado, mas a maioria provocou apenas aumento de nebulosidade e pouca chuva (eventos dos dias 03-04/07, 08-09/07 e 20-21/07, por exemplo). No final do mês tivemos uma frente fria que provocou mudanças mais significativas em todo Paraná, inclusive com precipitação de granizo em algumas cidades (Lapa, Rio Negro e Sengés). Neste evento houve também registro de chuvas no noroeste e no norte paranaense (fracas, no geral). O acumulado de chuva foi mais significativo, ao longo do mês, no litoral, com valores variando entre 20 e 40 mm. No vale do Paranapanema praticamente não choveu (abaixo dos 5 mm na maioria das cidades). Em Curitiba o acumulado de chuva foi de apenas 2,8 mm (mês de julho mais seco desde o início de operação da estação, em 1997). O déficit de precipitação (anomalia negativa) foi mais elevado no sudoeste e centro-sul, com valores acima dos 100 mm.

Anomalia de precipitação (mm) - Julho de 2018

As temperaturas em média também ficaram altas durante o mês. A anomalia (diferença entre a temperatura observada e a média) apresentou valores positivos na maioria das regiões paranaenses (exceção do setor mais próximo ao Paraguai e também nas praias). Em Londrina, Maringá e Cianorte, por exemplo, a média foi superada mais significativamente, até 2,0 ºC.

Anomalia de temperatura média (°C) - Julho de 2018

Algumas ondas de frio também atuaram ao longo do mês. Destaque para o evento entre 10-11/07, quando tivemos temperaturas negativas em várias cidades (Lapa alcançou os -2,3°C no dia 11/07, menor temperatura do mês no Estado).

Temperaturas mínimas observadas (°C) - Julho de 2018