Dia Meteorológico Mundial

                                               Prontos para o Tempo, Preparados para o Clima
A Organização Meteorológica Mundial, como a sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873, tem como missão fundamental apoiar os países do mundo na prestação de serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger a vida e o patrimônio de catástrofes naturais relacionadas ao tempo, ao clima e à água, preservar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Isto não pode acontecer sem as necessárias observações, pesquisa e operações que desenvolvem a compreensão e o conhecimento do tempo e do clima. 

Desde 1961, o Dia Meteorológico Mundial tem comemorado a entrada em vigor em 23 de Março de 1950, da convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial e pela contribuição essencial que os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais fazem para a segurança e o bem-estar da sociedade. A cada ano, as celebrações se concentram em um tema da atualidade. O tema deste ano, "Prontos para o tempo, preparados para o clima", não poderia ser mais oportuno, já que a comunidade internacional move-se em direção a decisões ambiciosas e medidas para enfrentar os eventos meteorológicos de alto impacto e a mudança climática.

Transcrevemos a seguir a mensagem oficial do secretário geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas:

"Prontos para o tempo, preparados para o clima" - este é o tema escolhido para o Dia Meteorológico Mundial 2018. Se adicionarmos o slogan "responsáveis com a água", completamos o círculo de elementos fundamentais que impulsionam o desenvolvimento sustentável.

O tempo, o clima e a água são vitais para o bem-estar público, a saúde e a segurança alimentar. Mas eles também podem ser destrutivos. Eventos de alto impacto como ciclones tropicais, fortes chuvas, ondas de calor, secas, tempestades de inverno e temperaturas congelantes levaram vidas e meios de subsistência ao longo dos tempos. Mas hoje, as mudanças climáticas estão levando a um aumento na intensidade e frequência de alguns desses eventos.

O início de 2018 continuou onde 2017 parou - com condições climáticas extremas, que reivindicaram vidas e destruíram meios de subsistência. A temporada de furacões de 2017 foi a mais cara para os Estados Unidos - e erradicou décadas de ganhos de desenvolvimento em pequenas ilhas no Caribe, como a Dominica. As inundações desenraizaram milhões de pessoas no subcontinente asiático, enquanto a seca está exacerbando a pobreza e aumentando as pressões migratórias na África.

Não é surpresa que, pelo segundo ano consecutivo, o ambiente foi, de longe, a maior preocupação levantada pelos líderes globais no Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial. Estes incluíam clima extremo; perda de biodiversidade e colapso do ecossistema; grandes desastres naturais; desastres ambientais causados pelo homem; e falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os eventos climáticos extremos foram vistos como o risco mais proeminente.

2017 foi um dos três anos mais quentes registrados - e o mais quente sem El Niño. As mudanças climáticas em longo prazo, como resultado das emissões de gases de efeito estufa, comprometem nosso planeta a um futuro mais quente, com distúrbios meteorológicos e hidrológicos mais extremos.

O meu desejo é que todos os membros da OMM finalmente se tornem "prontos para o tempo" e "preparados para o clima" - e também responsáveis com a água. Isto é necessário para apoiar a agenda internacional sobre desenvolvimento sustentável, redução de risco de desastres e adaptação às mudanças climáticas.

Concretamente, precisamos nos preparar para eventos meteorológicos, climáticos e hidrológicos extremos através de melhores sistemas de alerta precoce multirrisco e respostas mais coordenadas.

Para facilitar isso, a OMM está publicando uma lista de verificação de sistemas de alerta precoce multirrisco como uma ferramenta importante e prática para aumentar a resiliência.

Os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais devem ser capazes de fornecer serviços precisos e prontos para todos os eventos desde o nowcasting (previsão imediata), até o clima subsazonal e sazonal e as previsões climáticas de longo prazo para todos - desde o indivíduo e a comunidade até vários setores de negócios e decisores políticos - na linguagem mais facilmente compreensível.

O primeiro passo na construção da resiliência a eventos de tempo e clima extremos é o estabelecimento de uma rede robusta de observações. Uma extensa rede de observação - sobre terra, ar e mar, bem como no espaço - é um imperativo para fornecer os dados e apoiar a previsão e alertas antecipados para eventos de tempo e clima extremos. A Organização Meteorológica Mundial como comunidade está envolvida em ajudar os membros que precisam atualizar sua infraestrutura de observação e o desenvolvimento de serviços climáticos oferece uma boa oportunidade para fazê-lo.

Em segundo lugar, a resiliência da sociedade a eventos extremos de tempo e clima deve ser desenvolvida com base em avanços na ciência e tecnologias para a previsão. A redução substancial na quantidade de vidas perdidas devido a eventos climáticos severos nos últimos trinta anos, tem sido amplamente atribuída ao aumento significativo na precisão da previsão do tempo e avisos e à melhor coordenação com as autoridades de gerenciamento de desastres. Graças ao progresso na previsão numérica do tempo, uma previsão de cinco dias hoje é tão boa quanto uma previsão de dois dias há vinte anos. E esse desenvolvimento continua e está pronto para apoiar o alerta precoce.

De fato, o alerta precoce é um elemento importante na redução do risco de desastres. Pode prevenir a perda de vidas e reduzir os impactos econômicos e materiais de eventos perigosos, incluindo desastres.

Para serem eficazes, os sistemas de alerta precoce devem envolver ativamente as pessoas e as comunidades expostas a riscos, facilitar a educação pública e a conscientização dos riscos, divulgar efetivamente mensagens e avisos e garantir que haja um estado de preparação constante.

Por esta razão, a OMM lançou uma iniciativa para estabelecer um sistema global e padronizado de alerta multirrisco em colaboração com os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais em todo o mundo.

Também estamos trabalhando ativamente com parceiros na iniciativa de Riscos Climáticos e Sistemas de Alertas Precoces, e Marco Mundial para Serviços Climáticos, para ajudar os mais vulneráveis.

Os serviços hidrológicos também são uma parte importante da equação de resiliência. Por esta razão, a OMM é uma das patrocinadoras de uma grande conferência mundial de água em maio: Prosperidade Através de Serviços Hidrológicos.

Em conclusão, a OMM pretende preencher as lacunas nas redes de observação e quebrar as barreiras para a entrega de previsões precisas e oportunas e serviços de alerta de risco múltiplo com base em impacto em todos os seus estados membros e territórios, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade resiliente ao tempo, ao clima e à água. Ao fazê-lo, a Organização contribuirá para implementar plenamente a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres: estaremos construindo o mundo que queremos.

Desejo um bom Dia Mundial da Água (22 de março) e Dia Meteorológico Mundial (23 de março) a todos os envolvidos com a OMM, com a esperança de que todas as nações em breve se tornem prontas para o tempo, preparadas para o clima e responsáveis com a água.