Chuva acima da média em praticamente toda "metade sul" do Estado em Maio/2019.

Em maio de 2019 houve observação de bastante chuva em praticamente toda “metade sul” do Paraná, com anomalias positivas de precipitação. Especialmente nos últimos dias do mês os acumulados foram mais expressivos, devido a um sistema semiestacionário. Em Guaraqueçaba, Antonina e Prudentópolis a chuva acumulada ultrapassou os 400 mm. Já na maior parte do noroeste e do norte as anomalias de chuva ficaram negativas, ou seja, choveu abaixo da média histórica. Em Paranavaí, por exemplo, foram apenas 40,2 mm.

Anomalia de precipitação (mm) - Maio de 2019

Chuva acumulada (mm) - Maio de 2019

Nesta época do ano é comum, após o avanço de sistemas frontais, observarmos um declínio mais acentuado das temperaturas. Tivemos no dia 14/05 uma primeira onda de frio, e entre os dias 24 e 26/05 um evento mais forte. A menor temperatura no Estado ocorreu em General Carneiro, com 4,6°C (dia 26/05). Pelos registros não houve formação de geadas.

Temperatura mínima (°C) - Maio de 2019

Um dos destaques do mês foi a ocorrência de temporais no dia 30/05, quando tivemos muitos transtornos em diversos municípios do Paraná, inclusive com registro de um tornado em Santa Maria do Oeste.

Tornado em Santa Maria do Oeste