DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL 2019

A Organização Meteorológica Mundial como a sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873, tem como sua missão fundamental apoiar os países do mundo na prestação de serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger a vida e a propriedade de catástrofes naturais relacionadas com o tempo, o clima e a água, para proteger o meio ambiente e para contribuir ao desenvolvimento sustentável. Isto não pode acontecer sem as necessárias observações, pesquisa e operações que desenvolvem a compreensão e o conhecimento do tempo e do clima.

Desde 1961, o Dia Meteorológico Mundial tem comemorado a entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial em 23 de Março de 1950. O dia mostra a contribuição essencial que os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais fazem para a segurança e o bem-estar da sociedade. A cada ano, as celebrações se concentram em um tema da atualidade.

O tema deste ano do Dia Meteorológico Mundial de 2019, "O Sol, a Terra e o Tempo", não poderia ser mais oportuno, já que a comunidade internacional move-se em direção a decisões ambiciosas e medidas para enfrentar os eventos meteorológicos de alto impacto e a mudança climática.

Transcrevemos a seguir a mensagem oficial do Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas:

O Sol fornece a energia que alimenta toda a vida na Terra. Ele impulsiona o tempo, as correntes oceânicas e o ciclo hidrológico. Ele molda nossos humores e atividades diárias. É a inspiração para a música, a fotografia e a arte.

Localizado a quase 150 milhões de quilômetros da Terra, o Sol é o coração do nosso sistema solar e mantém nosso planeta aquecido o suficiente para que as coisas vivas prosperem. Por mais de 4,5 bilhões de anos, essa bola quente de plasma brilhante tem sido a força motriz por trás do tempo, do clima e da vida na Terra.

Medições feitas por satélite nos últimos 30 anos mostram que a produção de energia do Sol não aumentou, e que o aquecimento recente observado na Terra não pode ser atribuído a mudanças na atividade do Sol.

O aumento das temperaturas - que estão derretendo o gelo e aquecendo os oceanos - é impulsionado por gases de efeito estufa de longa duração na atmosfera. As concentrações de dióxido de carbono atingiram 405,5 partes por milhão em 2017 e continuam a subir.

Como consequência, desde 1990, houve um aumento de 41% no forçante total de radiação - o efeito de aquecimento no clima - por gases de efeito estufa de longa duração. O CO2 representa cerca de 82% do aumento do forçante radiativa na última década.

Se a tendência atual das concentrações de gases de efeito estufa continuar, poderemos observar aumentos de temperatura de 3 °C a 5 °C até o final do século. Isso está bem acima do objetivo do Acordo de Paris da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que visa manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2 ° C e o mais próximo possível de 1,5 °C.

A mudança climática levou a um aumento nos extremos de calor e a novos registros de temperatura - nos níveis diários locais, bem como nos níveis nacional, regional e global. Ondas de calor estão começando mais cedo e terminando mais tarde durante o ano e se tornando mais freqüentes e intensas como resultado da mudança climática.

Os modelos climáticos projetam aumentos na temperatura média na maioria das regiões terrestres e oceânicas, extremos quentes na maioria das regiões habitadas, precipitação intensa em várias regiões e a probabilidade de déficits de seca e precipitação em algumas regiões. Os riscos relacionados ao clima para a saúde, meios de subsistência, segurança alimentar, abastecimento de água, segurança humana e crescimento econômico devem aumentar com o aquecimento global.

O Sol pode fornecer uma fonte alternativa de energia, que pode ser aproveitada mesmo em dias nublados. A energia solar é de fato usada em todo o mundo e é cada vez mais popular para gerar eletricidade ou aquecer e dessalinizar a água.

Entender como o Sol influencia os fenômenos climáticos e climáticos é, portanto, fundamental para a missão central da OMM de construir sociedades resilientes.

A abordagem integrada do Sistema Terrestre da comunidade da OMM fornecerá os melhores serviços científicos e operacionais possíveis para apoiar os países no clima, clima, hidrologia, oceanos e meio ambiente.